Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 21/12/2017 - 13h31
Postado em Destaques, Logística, Soja

21/12/2017 13h31 - Postado em Destaques, Logística, Soja

Adapar estende prazo para plantio da soja

Portaria publicada nesta quinta-feira (21) permite que oleaginosa seja semeada até 14 de janeiro de 2018

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) publicou, nesta quinta-feira (21/12), a portaria no 345, que estende até o dia 14 de janeiro de 2018, excepcionalmente para a safra 2017/18, o prazo para semeadura da soja, sucedendo as culturas de feijão ou milho.

No documento a Adapar alega condições meteorológicas adversas ocorridas no mês de setembro deste ano, que atrasaram a instalação e o desenvolvimento das culturas.

O documento reforça “a necessidade de implementar ações para preservar a eficiência dos fungicidas indicados para controle da ferrugem asiática da soja”.

A FAEP ressalta que a recomendação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para semeadura da soja no Paraná é até 31 de dezembro, dependendo do município, conforme estabelecido na Portaria no 16, de 20 de julho de 2017, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O zoneamento é um instrumento de gestão de risco agrícola observado pelo governo federal nas políticas agrícolas e pelos agentes financeiros e companhias seguradoras, portanto, o plantio após período definido pelo Zarc impede o acesso à subvenção do prêmio do seguro rural e à indenização de sinistros no Proagro ou do seguro rural.

Tags:, , , ,

Título da Postagem: Adapar estende prazo para plantio da soja

imprensa@faep.com.br
Agência de Internet PontoCom