Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 30/10/2017 - 10h21
Postado em Ágide Meneguette, Agrinho, Destaques, Faep, Senar - PR

30/10/2017 10h21 - Postado em Ágide Meneguette, Agrinho, Destaques, Faep, Senar - PR

Discurso de Ágide Meneguette – Agrinho 2017

Em sua fala, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR destacou a importância da sustentabilidade

Sustentabilidade permeia o tema “Cidade-Campo” que marca o Agrinho deste ano.
Não significa que, nas preocupações do Sistema FAEP/SENAR-PR, o problema da sustentabilidade e nem as inteirações entre a cidade e o campo tenham nascido este ano.
Vem de longe que o meio ambiente tem sido tema recorrente nas diversas edições das cartilhas do Agrinho, distribuídas anualmente a cerca de 1 milhão de crianças e jovens das escolas públicas e particulares do ensino fundamental que aderiram à essa iniciativa do Sistema FAEP/SENAR-PR.
Sustentabilidade tem sido preocupação nossa desde sempre, quer nos diversos cursos que o SENAR promove, quer nas ações da Federação, como mostram a nossa participação ativa em diversos programas de governo, vários dos quais criados por nossa sugestão.
Entre eles do Plante seu Futuro, cujo objetivo maior é fazer com que os produtores rurais façam uso das boas práticas agrícolas como forma de não agredir a natureza e ao mesmo tempo reduzir seus custos de produção.
Mais recentemente, o Programa de Solo e Água destinado à recuperação de solos erodidos e preservação da água, principalmente nas áreas de captação para abastecimento urbano.
A tal ponto consideramos o assunto importante que, este ano, criamos uma categoria específica para os alunos dos colégios agrícolas, cujos trabalhos do concurso tratam justamente de solo e da água.
Nosso esforço em favor de um meio ambiente saudável vai além dessas ações pontuais. O novo Código Florestal criou o Cadastro Ambiental Rural, o CAR, com preenchimento obrigatório para todos os proprietários rurais. O SENAR capacitou cerca de 3 mil técnicos para ajudar os produtores rurais a preencherem seus cadastros.
Tudo isso em nome da preservação do verde, da água limpa, do ar puro conjugado com a produção agropecuária, sem a qual os habitantes da cidade não têm como sobreviver.
Sustentabilidade é isso: conseguir produzir com segurança alimentar, e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente e proteger as famílias envolvidas.
Nesses 22 anos de existência, o Programa Agrinho tem sido um dos agentes importantes na formação de gerações de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, contribuindo para a paz e o desenvolvimento numa sociedade responsável.
A cada ano o Programa Agrinho culmina numa festa como esta, com premiação dos melhores trabalhos feitos por alunos e professores.
Contudo, é preciso ter em mente que, numa grande parte do ano, as ações se desenrolam nas salas de aula, com a utilização pelos professores do material didático elaborado por técnicos e consultores do SENAR.
O Agrinho é uma parte importante do SENAR, justamente por envolver crianças e jovens e porque concorre para formar novas gerações. Com esse mesmo objetivo existem em nossa instituição dois outros programas que igualmente reputo de vital importância: o programa de Aprendizagem de Adolescentes e Jovens, com a finalidade de prepará-los para o futuro. São 960 horas de cursos.
Outro programa é o Jovem Agricultor Aprendiz, para jovens de 14 a 18 anos, destinado a prepará-los em gestão da propriedade e encaminhá-los para os cursos de formação profissional. O SENAR formou 59 mil jovens em cursos de 240 horas.
O que descrevi é o lado social do SENAR, cuja obrigação legal é a profissionalização na área rural.
Para isso, o SENAR dispõe de 240 títulos de cursos de quase todas as atividades rurais, desde as mais simples até profissões complexas. Até agora, o SENAR Paraná já capacitou mais de 1 milhão de trabalhadores e produtores rurais.
Tenho grande orgulho de nossos cursos profissionalizantes, por meio dos quais o Sistema tem ajudado o Paraná a estar na vanguarda do setor produtivo rural, com aumentos significativos tanto de produção como de produtividade, em praticamente todos os setores da agropecuária.
Mas o que me dá maior satisfação é a ação que o SENAR desenvolve com as crianças e com os jovens.
E isto tem sido possível, em relação ao Agrinho, graças a nossa parceria com o governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação, da Agricultura, do Meio Ambiente, do IAP e da Justiça, de instituições como a Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, Tribunal Regional do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Ministério Público do Estado, Receita Federal, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional e a empresa Dow Agrocience.
Mas, sobretudo, tem sido possível pela abertura que nos tem proporcionado os secretários da Educação dos municípios, dos diretores de escola e, mais ainda, pela ação dos professores, a quem rendo minhas homenagens pelo belo trabalho que vêm fazendo.
A todos esses meu muito obrigado e o meu reconhecimento.
Quero agradecer a todos os que tem colaborado com o SENAR Paraná, aos parceiros.
Agradeço aos país que hoje aqui se encontram para assistir e participar desta premiação e poderem se orgulhar dos feitos de seus filhos.
Agradeço em especial os diretores e professores de escolas e aos nossos convidados, que vieram participar desta alegre festa de reconhecimento aos vencedores do concurso deste ano.

Título da Postagem: Discurso de Ágide Meneguette – Agrinho 2017

imprensa@faep.com.br
Agência de Internet PontoCom