Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 06/09/2017 - 17h27
Postado em Destaques, Notícias, Viagem Técnica

06/09/2017 17h27 - Postado em Destaques, Notícias, Viagem Técnica

Rota da energia renovável

Comitiva do Sistema FAEP/SENAR-PR conhece as alternativas adotadas na Europa

Buscando a substituição do sistema que ainda tem o carvão como matéria-prima para 50% da sua produção de energia elétrica, o governo alemão estimulou, no final da década de 1990, a criação de plantas de energias renováveis por meio de subsídios. Após a disseminação e domínio da tecnologia, que ampliou a renda do produtor rural, a tendência hoje é de redução desses subsídios por pressão do consumidor final, que tem esse valor embutido na sua conta de luz.

O apoio pago por eficiência de maquinário, por exemplo, já foi reduzido. A Alemanha tem cerca de 10 mil usinas de energia renovável funcionando com biogás. Uma delas fica no Centro Experimental Grub, local da primeira parada do grupo de 35 pessoas, entre produtores, lideranças sindicais, técnicos do Sistema FAEP/SENAR e de instituições parceiras, que desembarcaram na Europa, no dia 3 de setembro. Foi a primeira visita da comitiva, que irá a centros de pesquisas, universidades, instituições, usinas e propriedades que estão envolvidas com a produção e comercialização de energias renováveis na Alemanha, Áustria e Itália.

No Centro Experimental, vinculado ao governo alemão, realiza-se, em parceria com a Universidade de Munique, experimentos com a energia fotovoltaica, biogás e eficiência energética, buscando a melhor solução ao produtor, para aumentar sua competitividade, diversificando seus produtos por meio da energia renovável.

Leia a matéria completa aqui.

Título da Postagem: Rota da energia renovável

imprensa@faep.com.br
Agência de Internet PontoCom