Sistema FAEP

Canção sobre rotina do agricultor familiar vence Concurso de Música do Sistema FAEP

Dupla campeã é do município de Carlópolis e ficou sabendo da competição pelo sindicato rural local

A dupla Dionival José da Rosa e Andrey Antônio da Silva, do município de Carlópolis, na região do Norte Pioneiro, venceu o Concurso de Música “60 anos FAEP”, promovido em comemoração ao aniversário da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). Com a música “Sou Agro”, os músicos receberam o prêmio durante o Encontro Estadual de Líderes Rurais, nesta sexta-feira (5) em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Confira as fotos do evento aqui.

Lançado como uma das ações em comemoração aos 60 anos da FAEP, o concurso recebeu 32 inscrições, fomentando o lado artístico e criativo dos produtores rurais do Paraná. As composições deveriam, obrigatoriamente, fazer referência ao aniversário da entidade e abordar temas relacionados à vida no campo, ao agronegócio ou às tradições rurais.

“Foram letras inéditas, escritas por quem trabalha no campo ou conhece o trabalho no meio rural. Mais do que falar sobre os 60 anos da entidade, o concurso deu voz ao homem do campo, gerou conexão e valoriza o trabalho de quem garante o alimento de qualidade na mesa da população do Paraná, do Brasil e do mundo”, afirma o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Juntos há dois anos, Rosa e Silva descobriram a paixão pela música ainda na infância. A dupla ficou sabendo do concurso pelo sindicato rural local e tive a certeza de que deveriam inscrever a letra quando a esposa de Silva se emocionou ao ouvir.

“Nossa música fala sobre a rotina do produtor rural familiar, como o trabalho do pequeno agricultor é importante para a agricultura paranaense. É uma música emocionante e isso foi o diferencial. Estamos muito felizes em receber este prêmio”, afirma Rosa.

Ouça e/ou baixe a música primeira colocada no concurso

O músico conta que a agricultura faz parte da sua vida desde que nasceu. Toda sua família sempre trabalhou com avicultura e produção de goiaba e, agora, ele continua a tradição. Também já é conhecido do Sistema FAEP, pois é egresso do Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA).

“Além do JAA, que participei em 2010, já fiz vários outros cursos do Sistema FAEP. O mais recente foi o treinamento sobre Nota Fiscal Eletrônica”, destaca Rosa.

Silva é produtor musical, além de vigia no Fórum de Justiça de Carlópolis. Responsável pelos arranjos da canção, o profissional acredita que o diferencial da música está no fato de a letra ser uma verdadeira homenagem ao produtor rural. “Nos arranjos, minha intenção foi iniciar com um ritmo mais nordestino, avançando até o Sul do Brasil, para representar a diversidade e a união do agro em todo o país”, afirma.

Como prêmio a dupla recebeu um vale-presente de R$ 10 mil, um acordeon e uma viola caipira.

Segundo lugar

A segunda colocação ficou para o músico Gilberto Dalla Costa, de Marechal Cândido Rondon, na região Oeste do Paraná, com a composição “Sementes da Inovação”. Costa atua como músico desde os sete anos. Filho de produtor rural, ele trabalha também como agente de combate a endemias. “Me inscrevi, mas não esperava chegar na final. Com certeza é meu maior reconhecimento como músico”, afirma.

A premiação de Costa envolveu um vale-presente de R$ 5 mil e um violão 12 cordas.

Ouça e/ou baixe a música segunda colocada no concurso

60 anos da FAEP

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) foi oficialmente criada em 16 de dezembro de 1965, com a outorga de sua Carta Sindical pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social. Desde então, a FAEP se consolidou como uma das principais entidades defensoras do agronegócio no Brasil, conquistando avanços como a implementação de políticas públicas destinadas ao setor produtivo, o fortalecimento dos sindicatos rurais e a promoção de programas de capacitação e educação no campo.

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio