Pela primeira vez, o município de Prudentópolis, na região Centro-Sul do Paraná, sediou o Encontro Regional de Líderes Rurais, realizado pelo Sistema FAEP. O evento, que chegou à sua nona parada nesta terça-feira (8), reuniu 200 produtores e representantes de 10 sindicatos rurais da região, com o objetivo de fortalecer a liderança rural no Estado, gerar conexões e ampliar a representatividade do setor agropecuário. Do total de participantes, 29% eram novos convidados, evidenciando o esforço contínuo para formar novas lideranças que garantam a continuidade da defesa do agronegócio paranaense.
A série de 11 encontros começou no dia 10 de junho, em Maringá, e já passou por Londrina, Jacarezinho, Tapejara, Campo Mourão, Marechal Cândido Rondon, Pato Branco e Guarapuava. Depois de Prudentópolis, a caravana segue para Tibagi e Araucária, nos dias 9 e 10 de julho, promovendo conhecimento e engajamento no sistema sindical rural.

Durante a abertura, o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, destacou que 2025 é um ano simbólico, com a celebração dos 60 anos da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). Ele ressaltou que essa trajetória de conquistas – como a aprovação do Código Florestal e a defesa dos transgênicos no Paraná – foi construída pela união e pela determinação dos produtores rurais, que transformaram o setor ao longo das últimas décadas. “São 60 anos que revolucionaram a história do agronegócio paranaense. Com o Sistema FAEP e o movimento sindical, levamos a agropecuária para outro patamar”, afirmou.
Meneguette também convocou os participantes a assumirem seu papel de liderança para o fortalecimento do setor. “Precisamos deixar de ser plateia e vir para o centro do picadeiro, sendo protagonistas, líderes das nossas propriedades e da nossa sociedade. Mostrar a importância do agronegócio para esse país”, ressaltou.
Segundo o presidente interino, a transformação do campo passa pela formação de novas lideranças, pela inclusão da família na gestão rural e pelo investimento em capacitação, iniciativas que já vêm sendo promovidas pelo Sistema FAEP por meio de programas como o Herdeiros do Campo e a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF).
Meneguette concluiu reafirmando a missão do Sistema FAEP em defender e apoiar os produtores do Estado. “Não tem um produtor sequer em nenhuma região do Paraná que não será defendido ou atendido pelo Sistema FAEP. Unidos, somos mais fortes”, enfatizou.
O anfitrião do evento, Edmilson Rickli, presidente do Sindicato Rural de Prudentópolis, expressou satisfação em receber o encontro pela primeira vez no município e destacou a importância do fortalecimento das lideranças rurais diante dos desafios do setor.
“O Sistema FAEP é protagonista na defesa dos produtores rurais e tem trabalhado de forma brilhante. Por isso, precisamos dar suporte às nossas lideranças para que continuem esse trabalho”, afirmou.

Rickli também ressaltou a crescente participação das mulheres no campo como peça-chave para a sucessão rural e lembrou que, apesar das dificuldades, o agronegócio paranaense tem muito a celebrar. “O produtor rural paranaense preserva o meio ambiente, produz alimentos de qualidade e respeita a legislação. Temos que mostrar isso à sociedade, que muitas vezes desconhece o nosso trabalho”, concluiu.
Autoridades

O prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski, falou sobre o cenário desafiador que o agronegócio enfrenta atualmente, impactado por fatores climáticos, políticos e econômicos. Ele ressaltou a importância de eventos como o Encontro Regional de Líderes Rurais para fortalecer a união e valorizar o trabalho dos produtores paranaenses. “O agronegócio tem sido desprezado pelo governo federal. Mas, no Paraná, somos um povo trabalhador. Precisamos formar novas lideranças que se envolvam na política para mostrar essa força”, afirmou.

O encontro também contou com a presença do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, que abordou a atuação política em Brasília em defesa dos produtores rurais e reforçou a importância de comunicar a sociedade as contribuições do setor agropecuário. Ele destacou a atuação conjunta com entidades como o Sistema FAEP.
“Foi-se o tempo em que o produtor tocava sua vida na propriedade e a política ficava para fora da porteira. Não adianta mostrar números se o bolso do produtor não vê o significado, se a renda não é justa, se o dia a dia do campo está se deteriorando. Por isso, nossa preocupação é dar condições para os que os produtores consigam produzir, gerar renda e emprego e manter a pujança do agronegócio brasileiro”, resumiu.
Além da atuação política, Lupion alertou para a necessidade de melhorar a comunicação com a sociedade urbana. “Precisamos fazer chegar lá na ponta, no cidadão urbano, que vê uma notícia mentirosa e acha que tudo que falam sobre nós é verdade, que somos os malfeitores do Brasil”, disse. “Mostrem a potência do nosso setor para os consumidores que, muitas vezes, não têm a mínima noção do que passamos para colocar comida na mesa”, acrescentou o deputado.
Programação
Ao longo da manhã, representantes dos sindicatos rurais tiveram a oportunidade de discutir temas relevantes para o setor, compartilhar vivências e alinhar estratégias de atuação em defesa dos interesses do campo. Divididos em grupos formados por pessoas de diferentes municípios, os líderes participaram de uma dinâmica com um jogo de dominó, que estimulou a troca de experiências e o debate sobre as conquistas do Sistema FAEP ao longo das últimas seis décadas.
Na sequência, os presentes assistiram à palestra de Leo Montesanto, empreendedor rural e fundador da marca de cafés especiais Coffee++, conhecido como o “cafequizador”. Em sua fala, Montesanto compartilhou sua trajetória de vida e empreendedorismo, desde experiências com um lava-jato e uma transportadora de sucos até encontrar sua verdadeira vocação. O palestrante abordou sua busca por propósito e excelência no trabalho, ressaltando valores que permearam sua trajetória e o levaram a conquistar reconhecimento internacional no setor.
Comentar