Sistema FAEP

Com auxílio do Sistema FAEP, Ceará articula criação do Conseleite

Estado do Nordeste pode ser o sexto a seguir o exemplo do Paraná, levando mais transparência para o setor leiteiro da região

O impacto positivo do Conseleite Paraná segue inspirando outros Estados. Após Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Minas Gerais, o Ceará está em processo de implementação do modelo de referência de preço para o setor do leite da região. O Sistema FAEP está auxiliando no trabalho de conscientização sobre a importância e eficácia do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite no Ceará, da mesma forma que aconteceu nos outros Estados.

“É uma ferramenta que está auxiliando todos os elos da cadeia produtiva do leite no Paraná há mais de 20 anos. Nosso foco, conforme demanda de outros Estados, é ajudar para que indústrias e produtores entendam a essência dessa ferramenta. É aí que entra nossa ajuda”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Entre as vantagens que o Ceará deve obter, caso implante o Conseleite, está a oportunidade de criar um diálogo efetivo entre produtores e indústrias. “Isso é fundamental, pois sempre um irá depender do outro. Então, se existe um canal de diálogo, fica bom para ambos os lados. É em cima disso que o Conseleite atua”, destaca Ronei Volpi, consultor da diretoria do Sistema FAEP e fundador do Conseleite Paraná.

Em Fortaleza, representantes da cadeia estadual do leite estiveram reunidos para alinhar a implantação do Conseleite

Para Francisco Almir Severo, diretor regional da Federação da Agricultura do Ceará (Sistema Faec), a criação de um conselho no Estado irá contribuir com um segmento que é de extrema importância para a população local. “Mesmo responsável por gerar milhares de empregos no campo, o setor vem enfrentando dificuldades nas últimas décadas, principalmente, no quesito precificação”, afirma.

Ainda segundo o dirigente, ao olhar a experiência de sucesso no Paraná, produtores de leite do Ceará, por meio do Sistema Faec, decidiram pedir auxílio na mobilização e coordenação para a criação do Conseleite Ceará. “Que possamos ter, assim como o Paraná, uma referência de preço transparente”, ressalta.

Conseleite Paraná

O Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite do Estado do Paraná, conhecido como Conseleite, foi criado a partir de reuniões da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite do Sistema FAEP, em 2002. Na época, os baixos preços pagos aos produtores desencadearam uma série de conflitos entre os setores produtivo e industrial.

Em meio a protestos e greves, a entidade, em parceria com o setor de Economia Rural da Universidade Federal do Paraná (UFPR), propôs a criação de uma ferramenta que garantisse a livre negociação comercial entre produtores de leite e a indústria de laticínios.

Apesar de ter sido criada há mais de duas décadas, a metodologia do Conseleite se mantém consolidada até os dias de hoje. Desde 2002, ela atua no cálculo e na determinação de preços de referência para o leite como matéria-prima a partir dos preços médios dos produtos e derivados comercializados pelas indústrias. No Paraná, são 14 itens. Em outros estados, o número varia.

Para chegar na definição do preço final, o Departamento de Economia Rural e Extensão (DERE) da UFPR realiza um levantamento de uma série de informações referentes ao desempenho comercial dos produtos lácteos no atacado. Os valores do Conseleite são gerados a partir da média ponderada dos produtos comercializados pelas indústrias paranaenses participantes.

Todos os dados catalogados pela UFPR são sigilosos, sem acesso pelos membros do Conselho, de modo que o cálculo seja feito com o máximo de rigor e idoneidade. A partir da metodologia aplicada, com alguns critérios a serem considerados, esses dados são utilizados no cálculo do preço final de referência.

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio