Sistema FAEP/SENAR-PR

Comissões Técnicas

Assessores Técnicos: 


O Paraná possui um rebanho de mais de nove milhões de bovinos, sendo que aproximadamente a metade desse total tem vocação para pecuária de corte. Atualmente, o Paraná produz o suficiente para atender a demanda do estado e tem suas exportações crescentes nos últimos anos. A atividade tem potencialidades que podem e devem ser desenvolvidas, principalmente para atender um mercado interno crescente. O Paraná possui um rebanho de alto valor zootécnico nas diversas raças de corte tanto de origem europeia com indiano que abastece diversos mercados dentro e fora do estado.

Nos últimos anos os produtores estão investindo em novos arranjos produtivos através de que pequenas cooperativas com o objetivo de agregar valor em seus produtos. Essas organizações estão cada vez mais conquistando nichos de mercado, onde o produtor passa a participar ativamente de todo o processo de industrialização, transporte e distribuição, o que tem garantido maior credibilidade, transparência e segurança sanitária para os consumidores.

A Comissão se reúne periodicamente pecuaristas que representam diversas regiões do Paraná. A comissão subsidia a FAEP com informações sobre os problemas, dificuldades e fatores que afetam as condições de produtividade e comercialização, bem como questões sanitárias relevantes para o setor. A FAEP utiliza essas informações como diretrizes da defesa política, econômica e sanitária dos produtores rurais.

Entre as principais contribuições desta Comissão, destacam-se: elaboração de propostas para o novo sistema de rastreabilidade de bovinos, melhorias na estrutura de vigilância sanitária e novas estratégias de comercialização.

Principais temas abordados nas reuniões da Comissão:

  • Sanidade animal

  • Rastreabilidade

  • Cadastro pecuário

  • Sustentabilidade

  • Certificação de produtos e propriedade

  • Conjuntura agropecuária

  • Comercialização

  • Custos de produção

  • Mercado Futuro

  • Integração lavoura-pecuária-floresta

  • Tributação

Membros

Nome da entidade Cargo Membro

Links

A FAEP possui 11 comissões técnicas representando as principais áreas da agropecuária paranaense: Comissão de Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Suinocultura, Caprinocultura e Ovinocultura, Avicultura, Cana-de-Açúcar, Cafeicultura, Hortifruticultura, Cereais Fibras e Oleaginosas, Meio Ambiente e Sanidade Agropecuária, sendo essas duas últimas comissões temáticas, enquanto as outras são comissões setoriais de cadeias produtivas.

Elas estão compostas por produtores de todas as regiões do Paraná e se reúnem periodicamente para analisar o panorama de cada uma das atividades e dos grandes temas do agronegócio. Preços praticados, tendências do mercado, custos de produção, questões sanitárias, política agrícola, meio ambiente, defesa política e econômica dos produtores formam o leque dos principais temas.

Essa interlocução com os produtores, uma das prioridades estratégicas da FAEP, procura estabelecer diálogo e organizar as demandas do setor produtivo, dando mais visibilidade e efetividade às propostas de políticas públicas. As reuniões das comissões são fundamentais para o levantamento dos fatores impeditivos ao desenvolvimento das atividades agropecuárias. Da avaliação feita pelas comissões, a diretoria da FAEP decide sobre o encaminhamento de pedidos para buscar as soluções necessárias.

Regimento Interno das Comissões Técnicas

Boletim no Rádio