Sistema FAEP

Projeto Conecta Sindicatos fortalece o sistema sindical rural do Paraná

Iniciativa do Sistema FAEP promove encontros virtuais para entidades compartilharem cases e estratégias de sucesso

Em 2025, o Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS), criado e desenvolvido pelo Sistema FAEP, ganhou um importante projeto: o Conecta Sindicatos. Com o propósito de fomentar a troca de conhecimento e experiência entre os sindicatos rurais, a iniciativa envolveu 87 entidades, em encontros virtuais, entre outubro e dezembro do ano passado. Inclusive, os eventos foram ampliados, com a abertura de turmas extras, devido à alta procura, totalizando oito encontros ao longo do período. Para 2026, a proposta é ampliar o número de sindicatos, com seis encontros nos meses de março, agosto e outubro.

Por meio da prática já consolidada, a proposta do Conecta Sindicatos é revelar o “caminho das pedras”, permitindo que outros sindicatos entendam, passo a passo, como reaplicar a experiência em sua própria realidade, aprendendo diretamente com quem já executou. Esse diálogo inclui compartilhar os acertos, os obstáculos e mesmo possíveis erros a serem evitados, criando um ambiente rico de aprendizado coletivo.

“É uma iniciativa que permite a real troca de experiência, detalhando projetos e ações que permitem que o sindicato se aproxime do produtor rural e também fortalece a agropecuária da região. Atuar de forma planejada e com responsabilidade permite traçar caminhos e soluções de fortalecimento”, destaca o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. “Essa troca de experiências gera resultados diretos na base, preparando nossos sindicatos para os desafios atuais e futuros”, complementa.

No primeiro ano, o saldo do Conecta Sindicatos foi positivo, com diversos feedbacks que permitiram novas ações. “A troca de experiências enriqueceu a rotina do nosso sindicato. Ouvir as estratégias que outros sindicatos estão usando para se aproximar do produtor e de sua família despertou grande interesse”, afirma Eduarda Azeredo da Silva, mobilizadora e secretária do Sindicato de Icaraíma.

Como funciona?

O Sistema FAEP disponibiliza as inscrições em turmas com vagas limitadas, garantindo um ambiente propício para a interação. Os temas são pré-definidos e cada turma é liderada por um sindicato âncora. A discussão fica a cargo da entidade responsável e sua função é conduzir o debate, compartilhar cases de sucesso, ideias já testadas e sanar as dúvidas dos demais participantes.

Em 2025, três temas orientaram os encontros. Um dos conteúdos selecionados para serem abordados no Conecta Sindicatos: “Relacionamento com Parceiros Locais”, “Parcerias com Operadoras de Telefonia” e “Encontros com a Comunidade”.

Em relação ao primeiro tema, a troca de experiência possibilitou discutir como cultivar conexões sólidas e tornar os sindicatos mais atrativos para empresas e a comunidade ao seu redor.

“Uma parceria se torna um sucesso quando você valoriza e é valorizado por seu parceiro. Sabemos que é uma busca incansável, todos os dias, para manter e conquistar novas parcerias. Por isso, tratamos nossos parceiros com carinho, porque juntos somos mais fortes”, explica Ronnie Roque, gestor do Sindicato Rural de Bituruna e responsável por conduzir o encontro.

“A forma como o Sindicato de Bituruna estruturou, conduziu e fortaleceu os laços tem gerado resultados concretos, o que nos motivou a estabelecer novas parcerias e fortalecer, de maneira estratégica, as que já temos”, afirma Natália Borges, gestora do Sindicato Rural de Prudentópolis.

O encontro sobre “Parcerias com Operadoras de Telefonia” foi conduzido pelos sindicatos de Toledo e Medianeira, que apresentaram estratégias focadas em atrair novos associados e gerar receita por meio dessas alianças. Por fim, o tópico “Encontros com a Comunidade” ficou sob a responsabilidade do Sindicato Rural de Cascavel, que explorou métodos práticos para engajar ativamente potenciais associados e fortalecer os laços com a base, promovendo uma atuação mais próxima e relevante.

A coordenadora geral da Comissão de Mulheres do Sindicato de Cascavel, Maria Beatriz Orso, destacou a importância da troca de experiências. “Nosso sindicato abraçou o projeto de levar serviços, palestras relevantes e, principalmente, a presença de representantes do executivo e legislativo para ouvir as demandas da comunidade. Isso faz toda a diferença”.

“Estabeleci uma meta para 2026 diante dos aprendizados. Quero aprimorar a forma como comunicar tudo que o nosso sindicato oferece e pode fazer pelo produtor rural, valorizando ainda mais nossa atuação”, reforça Natália, de Prudentópolis.

Para participar da edição 2026 do Conecta Sindicatos, os sindicatos interessados devem ficar atentos aos canais de informação do Sistema FAEP. O acesso aos encontros é restrito aos inscritos previamente, via formulário disponibilizado pelo Departamento de Relações Sindicais. O link de participação, uma vez recebido, pode ser compartilhado com outros representantes do mesmo sindicato, permitindo a participação conjunta na troca de experiências.

Programa de Sustentabilidade Sindical

O Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS) é uma iniciativa do Sistema FAEP, criada em um momento de transformação para os sindicatos. Após a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), em vigor desde 11 de novembro de 2017, a contribuição sindical deixou de ser obrigatória. Frente a essa transição, o PSS ganha importância ao abrir um leque de possibilidades, mostrando que é possível construir fontes de renda alternativas, garantindo a sustentabilidade necessária para a atuação sindical.

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio