Sistema FAEP/SENAR-PR

Curso Seguro Agrícola

Descrição

O curso de seguro agrícola para grãos tem como objetivo capacitar os participantes sobre esta ferramenta de gestão de riscos. Além de orientar o produtor rural, que contrata o seguro, o curso é dirigido também aos profissionais que atuam ou pretendem atuar na assistência técnica ao produtor nas diferentes etapas do processo produtivo para que possam melhor conhecer e orientar seus clientes na adoção desse instrumento de mitigação de riscos. O Paraná é o maior contratante de seguro rural no âmbito do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) do Governo Federal. Ainda assim, a adesão ao seguro rural não é massiva, visto a diferença entre áreas plantada e segurada. O seguro rural garante maior estabilidade de renda ao longo das safras, evitando prejuízos que possam levar o produtor a não honrar seus compromissos financeiros e recorrer à renegociação de dívidas.


Público-alvo

Produtores rurais e sindicatos rurais patronais*
Profissionais de assistência técnica e instituições financeiras*

(*) Exclusivo para profissionais que atuam no Paraná


Carga horária

6 horas


Modalidade

On line – aulas síncronas – via Zoom

Terça, Quarta e Quinta – 15h00 às 17h00

Gratuito


Conteúdo programático

  1. Introdução ao Seguro Rural (2 horas)
    Instrutor: Gilson Martins
    1. Conceitos, importância para a gestão de riscos
    2. Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural Federal
    3. Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural do Paraná
    4. Zoneamento Agrícola de Risco Climático
  2. Mercado de Seguros Rurais (2 horas)
    Instrutor: Luiz Antonio Digiovani
    1. Modalidades de Seguros Rurais
    2. Coberturas
    3. Exemplos de Cálculos
  3. O Seguro na Prática (2 horas)
    Instrutor: Odair Machado
    1. Contratação do Seguro – pontos de atenção
    2. Ocorrência de sinistro
    3. Perícia
    4. Formação da taxa do seguro (prêmio)

Pré-inscrição

Público: produtores rurais, sindicatos rurais patronais e técnicos

TurmaCalendário 2023HorárioLink
103 a 05 de outubro15 às 17 horasEsgotadas
224 a 26 de outubro15 às 17 horasEsgotadas
307 a 09 de novembro15 às 17 horasEsgotadas
LinkCalendário
2023
Horário
Esgotadas03 a 05 de outubro15 às 17
horas
Esgotadas24 a 26 de outubro15 às 17
horas
Esgotadas07 a 09 de novembro15 às 17
horas

Atenção:

As turmas serão agendadas conforme atinjam o número mínimo de participantes. Entraremos em contato pelo e-mail e whatsapp informado no cadastro para efetivar a inscrição.


Sobre os Instrutores

Gilson Martins

Engenheiro Florestal formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Economia e Política Florestal, Marketing e Economia Internacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor pela Universidade de Freiburg – Albert-Ludwigs-Universität Freiburg im Breisgau. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná – UFPR, no Departamento de Economia Rural e Extensão – DERE (desde Jan/2018). Foi analista técnico e econômico da Ocepar – Sindicato e Organização das cooperativas do Estado do Paraná (2009 – 2017) e professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) – Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas (2013 – 2017). Realiza trabalhos de pesquisa e atividades para promoção da Gestão de Riscos e do cooperativismo no Brasil em parceria com organizações como o Sistema FAEP/SENAR-PR; Food and Agriculture Organization – FAO; Agência de Desenvolvimento Alemã – GIZ; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil – MAPA; Ministério da Economia – ME; Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID; Confederação Nacional da Agricultura – CNA; Sistema Ocepar; Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná; Sebrae-Paraná.

Luiz Antonio Digiovani

Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP, com especialização em Finanças pelo IBMEC e em Gestão Pública, pela FUNDACE/USP. Atualmente é socio proprietário da CORRETA Serviços Técnicos Rurais. Atuou como gerente na área de Crédito Rural da Superintendência do Banco do Brasil no Paraná. Foi Superintendente Técnico na FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná, além de Superintendente de Operações de Seguros Rurais no Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre.

Odair Machado

Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP, com 20 anos atuação em multinacionais como ADAMA, Monsanto e SGS. Atuou no grupo BBMAPFRE e desde 2017 é empresário na área de tecnologia no ramo de seguros rurais, prestando serviços e consultoria em seguros e crédito agrícola, treinamentos e capacitações para corretores, peritos e securitários.


Para mais informações

Contato: (41) 2169-7923

E-mail: economico@faep.com.br

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio