Sistema FAEP

Em Castro, Ideathon do Sistema FAEP propôs inovação e sustentabilidade na cadeia do leite

Tema da edição promoveu o desenvolvimento de projetos para aumentar renda da atividade e manter jovens no campo

O Ideathon do Sistema FAEP realizou sua segunda edição em 2025, em Castro, nos Campos Gerais, no último sábado (9). Ao todo, 49 estudantes de cinco colégios agrícolas da região foram desafiados com um tema revelado apenas no dia, que estimulou ideias na área de aumento de rentabilidade e incentivo à permanência dos jovens no campo.

Neste ano, o Sistema FAEP realiza mais seis Ideathons, em Guarapuava, Santa Mariana, Diamante do Norte, Francisco Beltrão, Palotina e Irati. O Ideathon do Sistema FAEP é realizado em parceria com o Sebrae-PR e com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed).

FOTOS: confira o álbum do Flickr do Ideathon de Castro

Em Castro, o tema imposto aos alunos envolveu a principal atividade agropecuária da região: a pecuária de leite. Os estudantes tiveram que desenvolver projetos com a temática: “Como podemos aumentar a rentabilidade das propriedades de leite, com soluções inovadoras e sustentáveis que valorizem o trabalho do produtor e incentivem a permanência dos jovens no campo?”

“Esta edição contou com um nível técnico excelente. Os alunos dos colégios agrícolas estão no caminho para dar continuidade ao desenvolvimento do agronegócio no nosso Estado. Esse é um dos nossos objetivos com o Ideathon, incentivar os jovens a enxergarem no agro um caminho de sucesso para o futuro profissional”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Evento reuniu 49 alunos dos colégios agrícolas da região dos Campos Gerais

Diferentemente de outras edições, as equipes do Ideathon de Castro foram formadas por alunos da mesma instituição. Dessa forma, o Ideathon proporcionou uma competição entre os colégios participantes: CEEP Olegário Macedo (Castro, sede do evento) CEEP Augusto Ribas (Ponta Grossa), CEEP Florestal e Agrícola de Ortigueira (Ortigueira), CEEP Agrícola da Lapa (Lapa) e CEEP Agrícola Getúlio Vargas (Palmeira).

“O CEEP Olegário Macedo conta com uma estrutura que proporcionou um dia produtivo aos participantes. Cada colégio destinou dois professores para acompanhar seus alunos e, como eles já tinham conexão com o grupo, as ideias foram qualificadas. Além disso, o fato de os estudantes já terem contato com o agro facilitou a proposta de ideias inovadoras e com potencial de, no futuro, se tornarem negócios”, avalia Anderson Sartorelli, técnico do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP.

A diversidade de temas também chamou a atenção do técnico, que elogiou a postura dos estudantes durante o encontro. “Foi possível perceber que os participantes eram interessados, proativos, com um perfil de quem realmente quer colocar a mão na massa. O futuro da agropecuária em boas mãos”, parabeniza Sartorelli.

Ao longo do evento, os trabalhos passam por diversas fases de maturação. Em cada etapa, um grupo de mentores, formado por professores e profissionais ligados à temática, faz orientações às equipes. No fim, uma banca avalia os melhores projetos e define os vencedores, que ganham como prêmios troféus, medalhas, uma viagem técnica para Curitiba e uma mentoria do Sebrae para analisar a possibilidade de transformar a ideia em um negócio.

Confira os vencedores:

1º lugar – Equipe 9

Colégio: CEEP Augusto Ribas

Alunos: Etyenne França de Jesus, Guilherme Stella Nascimento Furio, Isadora Pontes Cunha e Maria Eduarda Oliveira da Luz

Nome do projeto: Sistema de geração de energia e água através da captação de gás carbônico e dejetos no sistema free stall

Resumo: a equipe se debruçou sobre o tema da sustentabilidade, com foco na destinação correta dos dejetos animais para a produção de biofertilizantes e energia limpa. A ideia do grupo foi investir em uma empresa de biodigestores, com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa na produção, tratar adequadamente os rejeitos e, ao mesmo tempo, gerar um ativo à pecuária leiteira, referência na região.

2º lugar – Equipe 8

Colégio: CEEP Olegário Macedo

Alunos: Raquel Werner, Pedro Kremes, Vanessa Souza, Gabriel Wilpert e Marcela Lima

Nome do projeto: Milkonnet – conectando a nova geração da pecuária leiteira

Resumo: A equipe idealizou a criação de um aplicativo chamado Milkonnet, que busca desenvolver em uma única plataforma diferentes aspectos envolvidos na cadeia do leite. O objetivo do Milkonnet é ter áreas voltadas a notícias, certificados, comunidades de produtores e perfil de usuário. Assim, o aplicativo funcionaria como uma espécie de rede social de pecuaristas, com uma parte dos serviços pagos e outra gratuita.

3º lugar – Equipe 2

Colégio: CEEP Agrícola da Lapa

Alunos: Iasmin Aparecida de Melo Zietek, Madeline Sofia Rychetski, André Krul, Beatriz Hoffmann Betemps e Arthur Morais Mendes

Nome do projeto: Cooperativa Láctea Select A2A2

Resumo: Este grupo propôs a criação de uma cooperativa de leite voltada à produção de leite tipo A2A2 (produto especial e com valorização diferenciada pela agroindústria). A ideia é que a organização tenha uma série de serviços, desde o fornecimento de genética e assistência técnica a produtores até um plano de assinatura para consumidores. O plano prevê ainda ferramentas de marketing para a cooperativa se tornar conhecida e ganhar a confiança do público.

Confira as fotos do evento:

Faep-0767

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio