Sistema FAEP

Em Santa Mariana, Ideathon desafia estudantes sobre análise de dados

Quarta edição da iniciativa do Sistema FAEP em 2025 reuniu 50 estudantes de colégios agrícolas de Santa Mariana, Apucarana, Cambará, Sapopema e Arapoti

O uso de ferramentas de análise de dados para gerar ganhos efetivos dentro da porteira foi o tema central do quarto Ideathon do Sistema FAEP de 2025, realizado em Santa Mariana, no Norte Pioneiro, no último sábado, 30 de agosto. Ao todo, 50 estudantes de colégios agrícolas de Santa Mariana, Apucarana, Cambará, Sapopema e Arapoti participaram do evento, que tem como objetivo principal a proposição de ideias de negócio inovadoras, com potencial de se tornarem empresas do setor agropecuário.

FOTOS: confira o álbum do Flickr do Ideathon de Santa Mariana

“O Ideathon tem como missão reforçar a certeza de que os jovens possuem a capacidade de transformar conhecimento em inovação, criando oportunidades para suas trajetórias profissionais e contribuindo para o avanço do campo. A cada edição, isso se torna evidente e os participantes revelam não apenas criatividade em suas soluções, mas também determinação em assumir responsabilidades e ocupar o espaço de protagonistas no futuro do agronegócio paranaense”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

No caso dessa edição, os alunos já chegaram com as equipes montadas e, assim, protagonizaram uma competição saudável entre colégios agrícolas. Separados em times de cinco pessoas, cada, eles foram desafiados a pensar em ideias a partir da seguinte pergunta: “De que maneira podemos criar soluções para que as ferramentas de análise de dados alcancem os diferentes perfis de produtores e realmente se traduzam em ganhos de produtividade, sustentabilidade e renda?”

De acordo com Anderson Sartorelli, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP, um dos destaques dessa edição foi a organização. Na noite anterior, o colégio agrícola preparou uma recepção aos participantes, com brindes, uma fogueira para assar marshmallows e uma roda de moda de viola.

“A acolhida do colégio foi um grande destaque, todos os funcionários que estiveram lá se engajaram. E isso se refletiu no entusiasmo dos próprios participantes, dos mentores e dos professores que os acompanharam. Durante o dia, todos permaneceram muito motivados, querendo ganhar, mesmo, com um clima de competição sadia entre os colégios”, enfatizou Sartorelli.

Dinâmica

Ao longo de um dia inteiro, os participantes do Ideathon em Santa Mariana foram estimulados a usar a criatividade para propor ideias inovadoras. Ao longo do evento, os estudantes receberam mentoria dos professores dos colégios agrícolas que estavam presentes. No fim, uma banca avaliou os melhores projetos, definindo os vencedores, que foram premiados com troféus, medalhas e terão direito a uma viagem técnica para Curitiba e uma mentoria do Sebrae-PR para analisar a possibilidade de transformar a ideia em um negócio.

beenhere

Instituições que participaram do 4º Ideathon do Sistema FAEP em 2025

– Colégio Agrícola Fernando Costa – Santa Mariana (sede)
– Colégio Agrícola Manoel ribas – Apucarana
– Colégio Agrícola Ali Hamzé – Cambará
– Colégio Agrícola Salto das Orquídeas – Sapopema
– Colégio Agrícola de Arapoti – Arapoti

Confira os vencedores:

1º lugar

Equipe 09 – Colégio Agrícola Manoel Ribas

– Giovanna Gabrielly da Silva Caetano de Sal
– Thamilly Luiza Rodrigues Takehana
– Eloá Inocêncio Justo
– Amanda de Souza Martins
– Gustavo Ribeiro da Silva

Resumo do projeto

A equipe campeã propôs a iniciativa “Revolução no agronegócio brasileiro: conectividade, precisão e sustentabilidade para o campo do futuro.” A intenção é investir em soluções que levem conectividade ao campo, facilitando o avanço tecnológico, aumento na produtividade e a construção de modelos mais sustentáveis de negócio. Para isso, as tecnologias a serem utilizadas nessa solução serão ferramentas como a internet via satélite, interligando drones agrícolas, topógrafos, entre outros dispositivos.

2º lugar

Equipe 01 – Colégio Agrícola Mohamad Ali Hamzé

– Guilherme David de Jesus
– Luis Henrique de Oliveira Hiéu
– Gabrielle Kristin de Oliveira
– Lincoln Maxi Castro de Souza Holtez
– Maria Luisa Duarte Hernandes

Resumo do projeto

Os vice-campeões idealizaram o “Recomendagro”, que propõe uma facilitação da visualização das informações das propriedades pelos produtores, em especial aqueles que possuem necessidades especiais. Isso seria feito por meio de um aplicativo com funcionalidades personalizáveis, incluindo a transcrição, recomendações de cooperativas, produtos sustentáveis, armazenamento de dados e facilitação na hora de encontrar dados e documentos.

3º lugar

Equipe 05 – Colégio Agrícola Salto das Orquídeas 

– Gabriel Guihi Moraes de Lima
– Henrique Ramos Siqueira
– Emilly Rafaeli de Barros Gomes
– Maria Vitória da Silva Andreatta
– Maria Luiza Schott dos Santos

Resumo do projeto

O grupo, que conquistou a terceira posição, propôs a criação do Estercan, um aplicativo para intermediar vendas de estercos orgânicos. A ferramenta teria uma inteligência artificial adicionada para auxiliar o comprador, dependendo da necessidade. O comprador e o vendedor não estabeleceriam contato direto, apenas uma relação de compra e venda toda mediada pela aplicação. Para cada compra, uma taxa é cobrada e, assim, ocorreria a sustentabilidade do modelo de negócio.

ideathon santa mariana 573

Imprensa

O Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio