Sistema FAEP/SENAR-PR

Encontro em Guarapuava desperta ânimo em líderes rurais

Oitava parada da comitiva que percorre o Estado para fortalecer a representatividade e gerar conexões no campo reuniu 175 pessoas da região Centro-Sul

O 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões turbinou o espírito de liderança nas 175 pessoas presentes na oitava parada da caravana em Guarapuava, na região Centro-Sul, nesta quinta-feira (29). O evento contou, mais uma vez, com ampla participação de mulheres – 55% do público total. Na próxima semana, o encontro vai passar por Carambeí (5/7) e Campo Largo (6/7).

Presente na edição de Guarapuava, o deputado estadual Artagão Junior destacou a atuação do setor em pautas importantes, como a manifestação contrária à taxação do agronegócio paranaense, em novembro do ano passado. “Fico feliz em ver a FAEP e os sindicatos rurais empenhados em fortalecer a representação. Relevante no processo eleitoral é a consciência da importância que cada um tem na hora de escolher e acompanhar a atuação do político. Um exemplo é a mobilização que vocês tiveram e a reação em cima do governo, fazendo com que recuasse [sobre a tentativa de taxação do agronegócio para criar um fundo logístico]”, ilustrou o parlamentar.

O deputado estadual Artagão Junior

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, demonstrou empolgação ao ver a plateia repleta de jovens e mulheres, cuja participação no sistema sindical tem aumentado significativamente. Na avaliação do dirigente, o esforço dos últimos anos para engajar o público feminino e jovens para assumirem o protagonismo no sistema sindical está dando resultados.

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette

“Liderança não se compra no mercado. É preciso investir em formação, como estamos fazendo nesses encontros. Só assim será possível a continuidade ao nosso trabalho de representatividade. Não tenho dúvida de que a liderança rural vai contribuir muito para o desenvolvimento do Paraná”, avaliou.

Para o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, o encontro permite que os produtores rurais compartilhem informações dentro de suas cadeias produtivas e também para o público externo. O líder rural lembrou que, principalmente nos grandes centros, há uma dissonância entre os discursos em relação ao agronegócio e o que realmente acontece no dia a dia do campo.

O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho

“Para cumprir com essa missão de nos posicionarmos, é fundamental que tenhamos novas lideranças dentro dos negócios, empresas e comunidades. Precisamos desse apoio de vocês, para que possamos disseminar informações do setor produtivo para todas as esferas, incluindo o público urbano”, salientou Botelho.

Em Guarapuava, Hildegard Abt, uma das coordenadoras regionais da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), destacou as ações do grupo.

A coordenadora regional da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), Hildegard Abt

“As comissões de mulheres estão movimentando o nosso Estado. Inclusive, convido a todas para que entrem em contato com seu sindicato, mostrem que querem se engajar no nosso movimento. Isso é muito importante para a representatividade e a liderança rural. O Paraná precisa de nós!”, disse.

Programação

Todas as atividades conduzidas ao longo da manhã foram entremeadas por intervenções artísticas, para dar ludicidade ao aprendizado dos participantes. Em um primeiro momento, o consultor da FAEP Claudinei Alves usou como exemplo da importância da representatividade a reversão da tentativa do governo de criar um fundo logístico que seria bancado unicamente pelos produtores rurais. Atores interpretaram uma conversa entre dois produtores e ilustraram a diferença entre uma pessoa engajada no sistema sindical e outra, até então, alheia à representatividade.

Em seguida, foi o momento de falar como funcionam os cursos do SENAR-PR. Para ajudar o público a compreender melhor o braço de formações do Sistema FAEP, os técnicos do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR Alexandre Lobo Blanco e Helen Raksa conduziram os participantes a montarem um quebra-cabeça. Na resolução desse desafio, a dupla demonstrou como ocorrem as relações entre sindicato rural, SENAR-PR e os produtores rurais em relação à oferta de cursos e o trabalho de mobilização.

Para fechar os trabalhos, um detalhamento da representatividade política dos produtores rurais fez parte da programação. Nesse momento, o coordenador do Departamento Técnico e Econômico (DTE), Jefrey Albers, e o gerente do Departamento de Planejamento e Controle, Henrique Salles Gonçalves, deram um panorama de como funciona o sistema sindical, desde a base, nas propriedades rurais, passando pelos sindicatos, pela FAEP e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no plano federal.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio