Neste 16 de dezembro, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) completa 60 anos de conquistas em prol do produtor rural e de atuações para o avanço do setor agropecuário estadual. A entidade criada em 1965, quando o Ministério do Trabalho e Previdência Social outorgou a Carta Sindical, trabalha para defender os interesses do agricultor paranaense.
Ao longo de sua trajetória, a FAEP assumiu papel fundamental na organização do setor rural, atuando na defesa do produtor e na modernização do campo. A entidade ajudou o agricultor a conquistar voz, enfrentar desafios como a geada negra e acompanhar as transformações do setor, levando tecnologia e inovação ao meio rural.
“Temos muito o que comemorar. Foram diversos desafios enfrentados para chegarmos até aqui como uma entidade referência no Paraná e no Brasil. Estivemos sempre firmes, ao lado do agricultor paranaense, nos bons e maus momentos”, afirma o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. “Durante a geada negra estivemos com o produtor de café; lutamos para que o Paraná fosse reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação; e, durante a pandemia, quando quase tudo parou, ficamos firmes ao seu lado do produtor. Foram 60 anos intensos, mas de muitas conquistas”, reforça.

Inclusive, a data também foi marcada por uma homenagem da Alep. Em sessão solene realizada em 4 de novembro, Meneguette, membros da diretoria e presidentes de sindicatos rurais receberam Votos de Louvor com Menção Honrosa pelos 60 anos de história representando os produtores rurais paranaenses e coordenando ações de interesse do setor em âmbitos estadual e nacional. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Alep, Anibelli Neto.
Para o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi, a FAEP teve participação ativa para a agricultura estadual chegar no patamar atual, de destaque nacional e internacional. “Nos 60 anos da Federação, celebramos uma organização que, desde o início, tem sido decisiva para o desenvolvimento da agropecuária paranaense, que está marcada pelo apoio permanente ao produtor rural e pela participação ativa em debates que definiram rumos do nosso Estado. É uma trajetória de lutas e, neste momento, é necessário reconhecer a contribuição exemplar de uma liderança como Ágide Meneguette, cuja visão ajudou a moldar esta história de força da agricultura paranaense que levou mais prosperidade no campo,” afirma Curi.
Uma destas conquistas é a atuação decisiva da FAEP no fortalecimento do sistema estadual de defesa sanitária, que garantiu ao Paraná o reconhecimento de área livre de febre aftosa sem vacinação. O avanço abriu portas para mercados internacionais e consolidou o Estado como referência na pecuária.
A deputada estadual e segunda-secretária da Alep, Maria Victoria (PP), afirma que a FAEP é um dos motores para o desenvolvimento econômico e social do Paraná. “A FAEP é um dos grandes pilares que sustentam a força do Paraná. Uma entidade essencial que impulsiona o crescimento do nosso Estado ao representar homens, mulheres e famílias do campo. Sob a liderança visionária do Ágide Meneguette, e agora com o Ágide Eduardo, a FAEP defende com firmeza os produtores rurais. É um orgulho para o Paraná contar com uma instituição tão comprometida”, destaca.

Para Pedro Lupion, deputado Federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a FAEP completa 60 anos renovada, ativa e preparada para enfrentar os desafios da atualidade. “O Paraná conta com uma instituição forte, aguerrida e disposta, sob o comando do Ágide Eduardo Meneguette, que tem realizado um trabalho de excelência. Parabéns à FAEP e a todos aqueles colaboradores, membros de sindicatos rurais, lideranças e produtores que fazem desta instituição um exemplo de trabalho duro e defesa incansável dos produtores rurais”, afirma Lupion.
No dia 18 de julho de 1975 ocorreu um destes fatos de defesa do agricultor. Naquele dia, a Geada Negra, umas das mais intensas catástrofes climáticas do século passado, desencadeou uma crise, mudando o perfil da agropecuária paranaense. A FAEP esteve ao lado dos produtores nesse período, oferecendo apoio e orientação para enfrentar a situação.

A entidade realizou um levantamento das perdas, que chegavam a 950 milhões de pés de café mortos. O presidente na época, Mário Stadler, pediu urgência nas ações de mitigação dos estragos causados pelo fenômeno climático, como a liberação imediata do seguro agrícola e a manutenção de preços para assegurar a venda dos estoques de café. Ainda, Stadler solicitou medidas para a pecuária, como autorização para o abate de animais atingidos pelo frio, congelamento de preços de rações e linhas de crédito para financiar máquinas e equipamentos danificados pelo frio.
O fato de a FAEP SER uma potência agropecuária, que impulsiona o Paraná, ressaltado pelos deputados federais Ricardo Barros e Tião Medeiros. “A cooperação da FAEP com o setor público, por meio de iniciativas e parcerias, certamente permitiu que o Paraná alcançasse o status de supermercado do mundo. Aliás, o processo de industrialização dos produtos do campo, agregando valor àquilo que é nosso, também fez com que dobrássemos o PIB do Paraná. Parabéns aos associados! E vida longa à FAEP!”, afirma Barros. “O fortalecimento do campo paranaense passa, necessariamente, pela atuação incansável da FAEP. Ao completar 60 anos, a Federação reafirma seu papel de dar suporte, voz e segurança ao produtor rural, oferecendo conhecimento, orientação e uma representação que faz diferença de verdade. É uma trajetória construída com responsabilidade, diálogo e profundo compromisso com o setor que sustenta a economia do nosso Estado”, complementa Medeiros.
Livro histórico
Para eternizar essa trajetória, a FAEP lançou o livro “60 anos da FAEP: uma história de lutas e conquistas em prol do produtor rural e do agro do Paraná e do Brasil”. Com 354 páginas, divididas em seis capítulos, a obra resgata o protagonismo da entidade perante os desafios do setor e narra desde o momento da criação até a atuação na busca pela modernização e inovação da agropecuária estadual.

O livro também homenageia Ágide Meneguette, presidente que permanece por mais tempo à frente da instituição, além de reunir uma galeria de presidentes e diretorias ao longo dos 60 anos.
O livro está disponível no site da entidade (www.sistemafaep.org.br).

































Comentar