Sistema FAEP

G7 articula criação de grupo de trabalho com a participação da Copel

Técnicos das entidades que compõem o grupo vão apresentar demandas setoriais e regionais para a melhoria do fornecimento de energia

A criação de um grupo de trabalho para tratar do fornecimento de energia elétrica no Paraná marca uma das primeiras ações da nova coordenação do G7, assumida pelo presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. A iniciativa reúne técnicos das entidades que compõem o bloco e da Companhia Paranaense de Energia (Copel), com o objetivo de mapear problemas, apresentar demandas setoriais e regionais e construir soluções em conjunto. A ação conjunta foi alinhada em reunião entre os integrantes do G7 e o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero.

“Temos o compromisso de transformar demandas históricas do setor produtivo em ações práticas. O fornecimento de energia elétrica é uma pauta sensível, pois tem impactado os setores produtivos. A criação do grupo de trabalho mostra que o diálogo técnico é o caminho para buscar soluções estruturantes”, afirma o coordenador do G7 e presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

A criação do grupo de trabalho, que já teve a primeira reunião, ocorre em meio a um cenário de recorrentes relatos de instabilidade no fornecimento de energia elétrica em áreas rurais do Estado. Entre os principais problemas apontados por produtores estão quedas frequentes e prolongadas de energia, oscilações no nível de tensão e interrupções sem aviso prévio, que impactam diretamente atividades como ordenha, refrigeração, irrigação, aeração de silos e tanques de peixes e funcionamento de maquinários. Também são mencionados prejuízos decorrentes da queima de equipamentos, riscos à segurança com queda de cabos, dificuldades de atendimento por canais automatizados e ausência de contato direto com técnicos regionais.

Participaram da primeira reunião do GT: Julio Omori, diretor comercial da Copel Distribuição; Karine Torres, diretora de operação e manutenção da Copel Distribuição; Luiz Eliezer da Gama Ferreira, técnico do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP; e João Arthur Mohr, Superintendente da FIEP

No que se refere a indústrias e cooperativas, os problemas envolvem oscilações no nível de tensão, paralisação da linha de produção; quedas frequentes e demora no religamento. Há relatos de prejuízo de 300 mil por mês em uma única indústria.

Outro ponto levantado diz respeito à necessidade de planejamento mais proativo para a expansão da rede elétrica, de modo a acompanhar o crescimento da demanda no campo. 

Segundo Meneguette, a formação do grupo demonstra o início de uma atuação coordenada do G7. “Nosso objetivo é estabelecer um canal permanente de diálogo, para que possamos apresentar as demandas do setor produtivo e buscar soluções conjuntas. Energia de qualidade é condição básica para manter a competitividade do Paraná e dar segurança a quem produz”, afirma o coordenador do G7 e presidente da FAEP. 

O G7 reúne as sete principais entidades representativas dos setores produtivos do Paraná e atua como um fórum de articulação para a defesa de interesses econômicos, de infraestrutura e de competitividade, exercendo influência direta na formulação de políticas públicas. 

Integram o grupo a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e a Associação Comercial do Paraná (ACP).

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio