Sistema FAEP

Ideathon de Diamante do Norte incentivou inovação na avicultura

Tema da quinta edição do Ideathon do Sistema FAEP envolveu soluções para reduzir a mortalidade de aves nas granjas

O Ideathon do Sistema FAEP chegou à sua quinta edição em 2025, com passagem pelo Noroeste do Paraná. O evento foi realizado no Colégio Estadual de Educação Profissional (Ceep) Noroeste, em Diamante do Norte, no último sábado (13), com a presença de 45 estudantes, divididos em nove equipes, de três colégios agrícolas da região. O tema, que foi revelado para os participantes apenas na hora, envolveu a pergunta: como os produtores de frangos de corte podem reduzir a mortalidade dentro das granjas, por meio de boas práticas de manejo, maior biosseguridade e uso de tecnologias de monitoramento e automação?

FOTOS: confira o álbum do Flickr do Ideathon de Diamante do Norte.

“Ao chegarmos à quinta edição do Ideathon neste ano, é uma satisfação ver que os jovens demonstram mais do que criatividade em suas propostas, mas também disposição para assumir o papel de protagonistas no futuro do agronegócio paranaense. Essa postura evidencia o propósito central de promovermos essa iniciativa, que é reafirmar que a juventude tem plena capacidade de transformar conhecimento em inovação, gerando oportunidades para suas carreiras e impulsionando o desenvolvimento do campo”, ressalta o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Para Anderson Sartorelli, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP, o que mais chamou a atenção nesta edição foi o empenho e habilidade dos participantes em buscar o conhecimento necessário para inovar. “Os estudantes ficaram o tempo todo ligando para fontes externas, fossem técnicos que trabalham com o tema ou os próprios pais, que se dedicam à avicultura. Isso mostra uma capacidade dos alunos de ir além da famosa busca na internet. Essa inteligência social e a proatividade na busca por soluções foram os grande destaques de Diamante do Norte”, analisou Sartorelli.

Dinâmica

Durante todo o Ideathon em Diamante do Norte, os estudantes foram acompanhados por professores dos colégios agrícolas, que atuaram como mentores. Essa jornada de aprendizado se desenvolveu ao longo de um dia inteiro, cuja etapa final contou com a apresentação dos projetos a uma banca avaliadora, responsável por escolher as propostas mais promissoras. Os vencedores receberam troféus, medalhas e conquistaram também uma viagem técnica a Curitiba, além de sessões de mentoria oferecidas pelo Sebrae-PR para avaliar a viabilidade de transformar as ideias em empreendimentos.

Instituições que participaram do 5º Ideathon do Sistema FAEP em 2025

– Ceep do Noroeste (Diamante do Norte)
– CAE de Umuarama
– Ceep de Cidade Gaúcha

Confira os vencedores

1º lugar

Equipe – 02, do Ceep do Noroeste

– Erick Cristian Araújo da Silva
– Joseph Natale Henrique Sabino Martelocio Alves
– Kewin Turozzi da Silva
– Ruan Miguel Mota Santos
– Juliana Surigan Roberto

Resumo do projeto:

Os campeões do Ideathon propuseram a criação da empresa Chicken Tech, que consiste em um modelo de produção inovador e tecnológico que permite ao produtor monitorar o aviário em tempo real a partir do seu smartphone. Para isso, seriam instalados uma série de sensores e câmeras interligados em um robô, que se move em trilhos aéreos espalhados pelas instalações onde ficam as aves. Os estudantes calcularam que o índice de mortalidade cairia de cerca de 5% para 2% e, com isso, o investimento do produtor na ferramenta voltaria em um ano.

2º lugar

Equipe – 06, do Ceep do Noroeste

– Gabriel Giovane Butierri Ferreira
– Luiz Miguel Lucio
– Rafael Antonio Lopes de Oliveira
– Julia de Oliveira Bento
– Kemmylly Silva Lima

Resumo do projeto:

Os vice-campeões idealizaram o Probioil Avícola, um produto composto por probióticos e óleo essencial. A fórmula seria administrada logo nos primeiros dias de vida dos pintainhos, com o objetivo de fortalecer os anticorpos e a imunidade dos animais. A equipe reforçou em seu pitch que o potencial da ferramenta é reduzir a taxa de mortalidade de uma média de 5% para 3% com essa solução.

3º lugar

Equipe – 01, do CAE de Umuarama

– Leonardo Kenji Ribeiro Watanabe
– João Pedro Rosa Alves De Souza
– Gabriel da Rocha Thomaz
– Igor Lozza da Cunha
– Leonardo Batista

Resumo do projeto:

O grupo que levou medalha de bronze propôs um sistema integrado de monitoramento, a partir de sensores de precisão, chamado “Monitoramento das aves via sensoriamento”. Além disso, o kit instalado na granja teria ainda um sistema de garras, capaz de coletar os animais mortos e direcionar esses indivíduos para a destinação sanitária mais adequada, possibilitando análises dos técnicos sobre a causa da morte de cada animal. A ideia, com isso, é aumentar a produtividade e melhorar o rendimento financeiro dos produtores de aves.

Imprensa

O Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio