Sistema FAEP

Ideathon em Francisco Beltrão envolveu ambiência de aves e suínos

Tema estimulou participantes a pensarem em soluções para a prevenção de falhas de ambiência, sanidade e manejo nas propriedades

A sexta edição do Ideathon do Sistema FAEP estimulou os participantes a pensarem em “Como desenvolver protocolos de gerenciamento de riscos que auxiliem produtores de frango ou suínos a prevenir falhas de ambiência, sanidade e manejo?”. O evento, realizado no último sábado (25), ocorreu no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Sudoeste, em Francisco Beltrão, e reuniu 40 estudantes de quatro colégios agrícolas da região: Cascavel, Clevelândia, Francisco Beltrão e Laranjeiras do Sul.

FOTOS: confira o álbum no Flickr do Ideathon de Francisco Beltrão

“A cada edição do Ideathon, temos a oportunidade de acompanhar o amadurecimento dos estudantes e perceber que o conhecimento adquirido não se esgota no evento, mas se multiplica em cada jovem que participa. Isso reforça a certeza de que estamos construindo um legado sólido e duradouro, que permanecerá como referência para o futuro do agronegócio no Paraná. Ver essa evolução nos enche de orgulho e demonstra que o esforço coletivo de hoje se transformará em conquistas consistentes para as próximas gerações”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

De acordo com Anderson Sartorelli, do Departamento Técnico e Econômico do Sistema FAEP, esta edição do Ideathon teve como grande destaque o alto nível de conhecimento dos participantes em diferentes áreas do agronegócio. “Apesar de ter o foco no gerenciamento de riscos em produções de frangos e suínos, todos trouxeram conhecimentos de outros elementos da área rural. A participação durante o evento foi excelente, com comprometimento ao responder todos os questionamentos da banca. A organização do colégio também foi um ponto forte. Ficou o sentimento de que o aprendizado dos alunos durante o evento é um legado que ficará para o futuro do agro na região”, enfatizou Sartorelli.

Dinâmica

O Ideathon de Francisco Beltrão proporcionou aos estudantes um dia inteiro em um ambiente propício à inovação. Eles foram acompanhados por professores dos colégios agrícolas, que atuaram como mentores em uma jornada de aprendizado cuja etapa final contou com a apresentação dos projetos a uma banca avaliadora.

A banca foi formada por Eduardo Marcante, supervisor do Sistema FAEP na Regional Pato Branco; Alcione Pickler da Silva, do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão; e Anne Luize Lupatini Menegotto, representante do Sebrae-PR.

Os vencedores receberam troféus, medalhas e conquistaram uma viagem técnica a Curitiba, além de sessões de mentoria oferecidas pelo Sebrae-PR para avaliar a viabilidade de transformar as ideias em empreendimentos.

Confira os vencedores:

1º lugar

Equipe 4 – Ceep do Sudoeste, de Francisco Beltrão

– Gabriel Vinicius de Conti
– Guilherme Wyrzykoski Pastore
– Wilian Quisini
– Luiza Mucelini Mendes
– Rafaela Bassoli dos Santos

Resumo do projeto

A iniciativa “Estresse invisível, impacto real: o custo ambiental na suinocultura” propôs a utilização de inteligência artificial para identificar os sons e ruídos emitidos pelos animais. Dessa forma, seria possível detectar eventuais problemas e informar o produtor rural para que tomasse as devidas providências. Com isso, a tomada de decisão ganharia em agilidade e assertividade, reduzindo desperdícios de recursos.

2º lugar

Equipe 5 – Ceep Assis Brasil, de Clevelândia

– Luan Gustavo Prestes Barretta
– Davi Karkling
– Afonso Frigo de Andrade
– Erick Samoel Albrecht
– Lucas Vinicius Orso Dezordi

Resumo do projeto

A ideia “Sustentech, empresa de biodigestores” teve como foco o descarte adequado de rejeitos em propriedades de suínos. A proposta consiste na instalação de biodigestores nas granjas para a produção de biofertilizantes e biogás, com posterior conversão em energia elétrica. O modelo de negócio prevê uma parceria em que a empresa ficaria responsável pela instalação dos equipamentos e dividiria com o proprietário rural parte do lucro obtido com a venda de energia elétrica e bioinsumos.

3º lugar

Equipe 3 – Ceep Assis Brasil, de Clevelândia

– Paulo Henrique Romani Tovo
– Pedro Otavio Kades Misturini
– Cristian Miguel
– José Augusto de Oliveira Kossler
– Gustavo Willyan Klopffleisch

Resumo do projeto

A proposta que ficou em terceiro lugar se chama “Gerador inteligente com proteção avançada + assistência técnica especializada, vendido pela empresa KTM Geradores e Assistência Técnica”. A ideia é fornecer às propriedades rurais um gerador capaz de eliminar oscilações na rede de energia elétrica, que causam grandes prejuízos à avicultura. A solução combinaria geradores inteligentes com religamento automático e proteção contra sobretensão, aliados a uma rede de assistência técnica ágil, para evitar perdas aos produtores.

beenhere

Instituições que participaram do 6º Ideathon do Sistema FAEP em 2025

– Ceep Assis Brasil (Clevelândia)
– Ceep do Sudoeste do Paraná (Francisco Beltrão)
– Ceep Agroinovação Prof. Moacir Benetido Leme da Silva (Cascavel)
– Ceep Profa. Naiana Babaresco de Souza (Laranjeiras do Sul)

Imprensa

O Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio