Sistema FAEP

Já está no ar a edição 1632 da revista Boletim Informativo!

Destaque é a atuação do Sistema FAEP para fortalecimento das Cadecs no Paraná. Periódico também reúne matérias sobre a 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná, vazio sanitário da soja, entre outras

A edição 1632 da revista do Sistema FAEP está disponível para leitura. A reportagem de capa aborda a atuação do Sistema FAEP para fortalecer as Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) em todo o Paraná. Criadas pela Lei da Integração (Lei 13.288/2016), esses colegiados reúnem produtores rurais e representantes de agroindústrias com o objetivo de equilibrar a relação entre as partes. A legislação, em vigor há nove anos, foi um divisor de águas para a avicultura e a suinocultura, garantindo direitos, deveres e avanços importantes para os produtores integrados.

Durante a pandemia, no entanto, algumas Cadecs perderam força e deixaram de atuar com a mesma eficácia. Para mudar esse cenário, o Sistema FAEP está realizando um diagnóstico completo das 30 comissões em funcionamento no Estado. A partir disso, serão definidas ações específicas para apoiar e fortalecer cada fórum, garantindo que avicultores e suinocultores integrados tenham suas demandas ouvidas e atendidas.

A publicação também traz um alerta aos produtores rurais sobre o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao exercício de 2024, que termina em 30 de maio. Devem declarar aqueles que atuam como pessoa física e tiveram renda tributável acima de R$ 33.888 no ano passado ou que registraram receita bruta da atividade rural superior a R$ 169.440.

Outro destaque é a segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná, que bateu recorde de participações: foram 515 produtos inscritos, de 76 municípios do Estado, superando os números da edição de estreia, que teve 290 queijos avaliados. A iniciativa também inclui o Concurso Excelência em Muçarela – Edição Pizza, que recebeu 42 inscrições. O julgamento e a premiação acontecerão nos dias 29 e 30 de maio, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

A revista traz ainda as atualizações da Portaria 1.271, publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece os períodos de vazio sanitário e o calendário de semeadura da soja para a safra 2025/26. No Paraná, desde a safra 2023/24, o Estado está dividido em três regiões, com prazos distintos, de acordo com as características fitossanitárias de cada área.

Leia essas e outras matérias da agropecuária do Paraná

Boa leitura!

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio