Sistema FAEP

Leia a edição 1639 da revista Boletim Informativo!

Destaque é o compromisso do setor agropecuário e do Sistema FAEP com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para enfrentar desafios globais, como a fome e as mudanças climáticas

A edição 1639 da revista do Sistema FAEP já está disponível. A reportagem de capa mostra como o produtor rural é peça-chave para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os chamados ODS fazem parte de um compromisso global para enfrentar desafios como a fome, a desigualdade e as mudanças climáticas. No Paraná, o Sistema FAEP atua como protagonista e porta-voz desse trabalho.

Aprovada pelos Estado-membro da ONU em 2015, a “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” definiu 17 ODS, que, juntos, somam 169 metas. Dessas, 75% estão direta ou indiretamente relacionadas às atividades agropecuárias. O setor desempenha um papel estratégico em áreas como erradicação da pobreza, segurança alimentar, educação, igualdade de gênero, promoção da saúde e combate às mudanças climáticas.

Em 2025, o Agrinho celebra 30 anos de história. O maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP se consolidou como referência em educação e cidadania, transformando o aprendizado em milhares de escolas do Paraná. Ao longo dessas três décadas, o programa levou conhecimento, valores socioambientais e práticas pedagógicas inovadoras para professores e alunos, mostrando a importância do setor agropecuário para a sociedade. Com o tema “Fortalecendo a conexão campo e cidade”, a edição comemorativa evidencia a interdependência entre os meios rural e urbano.

Confira também os resultados do levantamento de custos da suinocultura, realizado em junho pelo Sistema FAEP. Apesar do crescimento na produção e nas exportações nos últimos 12 meses, os números mostram que os custos seguem elevados e a rentabilidade permanece comprometida. Diante desse cenário, os suinocultores enfrentam desafios significativos dentro da porteira, como o sucateamento das granjas e as dificuldades financeiras para manter a atividade.

Outra novidade desta edição é o lançamento da nova fragrância do Sistema FAEP, que será utilizada nos espaços da entidade, além dos sindicatos rurais, Centros de Treinamento Agropecuário (CTAs) e salas de aula dos cursos. O perfume traduz a essência do campo, com notas de terra molhada, ervas nativas e orvalho do amanhecer, criando uma experiência sensorial única que reforça a identidade do Sistema FAEP.

Leia essas e outras matérias da agropecuária do Paraná

Boa leitura!

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio