Sistema FAEP

Renovado, Mulher Atual +Agro fortalece protagonismo feminino no campo

Com 18 anos de atuação, programa do Sistema FAEP ganha atualização de conteúdos, nova metodologia e carga horária

Criado em 2008 pelo Sistema FAEP em parceria com os sindicatos rurais, o Programa Mulher Atual +Agro chega aos 18 anos de atuação com uma nova proposta, alinhada ao crescente protagonismo feminino no meio rural. Ao longo dessa trajetória, a iniciativa já alcançou quase 29 mil participantes em todo o Paraná, consolidando-se como uma importante ferramenta de capacitação de produtoras rurais.

A partir de 2026, o programa conta com a atualização de conteúdo e metodologia de ensino. A decisão de renovar o Mulher Atual +Agro está ligada à maturidade do programa e às mudanças no perfil das participantes que se aproximam do Sistema FAEP.

“Essas reformulações estão relacionadas ao tempo que existe o programa, a necessidade e o cenário que se vem apresentando, principalmente por conta do movimento desencadeado no Paraná pela Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) junto ao sistema sindical rural”, destaca o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

A versão atual do programa reforça ainda mais o protagonismo feminino, considerando as múltiplas formas de atuação da mulher no meio rural, seja na gestão da propriedade, no apoio à família, no empreendedorismo ou na participação institucional.

Para a coordenadora da CEMF, Lisiane Czech, a atualização do programa amplia as oportunidades de desenvolvimento das mulheres do campo. “O Programa Mulher Atual +Agro irá contribuir na potencialização das capacidades individuais das produtoras do Paraná, fomentando oportunidades de desenvolver suas habilidades e relacionamentos para o fortalecimento da família do campo”, afirma Lisiane, que também é vice-presidente do Sistema FAEP e presidente do Sindicato Rural de Teixeira Soares. “A partir do momento que a mulher participa do programa e compartilha a sua realidade, outras pessoas, por similaridade, vão se identificar. Isso acaba criando uma rede e um fortalecimento dela como indivíduo”, complementa.

A atualização do Mulher Atual + Agro também envolve ajustes metodológicos, respeitando a metodologia própria do Sistema FAEP, baseada na andragogia, ou seja, ensino voltado para adultos. Com isso, houve a necessidade de alinhar os métodos de ensino aos novos conteúdos propostos.

Além da atualização dos conteúdos, o treinamento teve a carga horária ajustada. O programa passou de 64 para 48 horas, distribuídas em seis encontros presenciais, cada um com objetivos específicos, incorporando novos temas e uma metodologia alinhada às diretrizes educacionais do Sistema FAEP.

“A nova versão tem um foco ainda maior no papel da mulher, fortalecendo o protagonismo de liderança e o impacto que exerce com a família, com o negócio e com a sociedade. Os novos pilares do treinamento envolvem identidade, inteligência emocional, comunicação, visão estratégica e rede de apoio”, destaca a técnica Luciana Matsuguma, do Sistema FAEP.

Nova metologia será testada em turma-piloto

A renovação do programa Mulher Atual +Agro também passou pela seleção de instrutores, por meio de edital, que recebeu mais de 100 inscrições. O processo envolve várias etapas, desde a análise de requisitos administrativos até avaliações técnica e pedagógica, além de provas específicas. A proposta é ter um quadro com 44 profissionais para atender às demandas dos sindicatos rurais.

O novo conteúdo será testado inicialmente em um projeto-piloto, ao longo do mês de janeiro. A partir dessa experiência com as participantes, o programa segue para a formação das instrutoras selecionadas e para a implementação definitiva da nova metodologia. A previsão é realizar mais de 120 turmas ao longo de 2026.

“Com a atualização, o Mulher Atual + Agro reafirma seu papel estratégico na formação de lideranças femininas e no fortalecimento do agro paranaense”, afirma o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio