Sistema FAEP

Palmital impulsiona cursos do Sistema FAEP com mobilização local

Iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura ampliou a adesão, triplicando o número de capacitações por ano

Com uma ação simples e bem articulada, Palmital, no Centro-Oeste do Paraná, transformou a adesão aos cursos do Sistema FAEP. Antes com apenas quatro capacitações por ano, o município agora promove pelo menos duas turmas por mês, resultado direto de uma mobilização liderada pela Secretaria Municipal de Agricultura, que percorreu escolas, empresas e comunidades rurais para apresentar as oportunidades de treinamentos disponíveis.

A iniciativa, realizada no início do ano, permitiu ampliar o acesso à qualificação profissional no meio rural. Grupos organizados pela secretaria visitaram cooperativas, agropecuárias, instituições financeiras e associações locais, entregando materiais informativos e apresentando os cursos oferecidos gratuitamente pelo Sistema FAEP.

Ação do município abrangeu visitas em diversas empresas da região

Segundo a secretária de Agricultura de Palmital, Juliana Visentin, o principal desafio era o desconhecimento por parte do público, causando baixa adesão aos cursos. “Muitos produtores e empresas nem sabiam da variedade e da qualidade das capacitações oferecidas pelo Sistema FAEP. A partir do momento em que apresentamos as possibilidades, a procura aumentou de forma impressionante”, relata Juliana.

O curso “Emissão de Nota Fiscal Eletrônica” é um dos destaques: já foram formadas cinco turmas apenas em 2025. Para Juliana, o engajamento de lideranças rurais e empresas locais foi fundamental, transformando esses agentes em parceiros na divulgação. “A mobilização continua. Eles têm trazido as demandas e os interessados, ajudando a formar novas turmas”, conta.

Prefeitura distribuiu materiais informativos sobre os cursos do Sistema FAEP

Além de beneficiar os produtores, as capacitações passaram a ser vistas também como uma ferramenta para qualificação de colaboradores de empresas da região. “Os cursos são excelentes, desde os instrutores até o material didático e as aulas práticas. São fundamentais para o desenvolvimento do produtor rural e da agropecuária local. Por isso a necessidade de um melhor aproveitamento”, comemora Juliana.

Para o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, iniciativas como a de Palmital mostram o impacto positivo da articulação local para o desenvolvimento do meio rural. “Investir na capacitação contínua dos produtores e trabalhadores rurais é essencial para tornar o setor agrícola mais competitivo e sustentável. Quando o município assume esse protagonismo, toda a cadeia produtiva avança, com mais conhecimento e qualificação no campo”, destaca.

Atualmente, o Sistema FAEP conta com mais de 250 curso no seu catálogo. Todos são gratuitos e com certificado. Para mais informações e realizar as inscrições, basta acessar o site do Sistema FAEP.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP.

Comentar

Boletim no Rádio