Sistema FAEP

Prefeitura de Maringá adota etanol na frota como parte da campanha Movido pelo Agro

Agora, os 712 carros da linha flex passam a ser abastecidos com álcool, trazendo vantagens para o meio ambiente

A prefeitura de Maringá, no Noroeste do Paraná, passou a fazer parte da campanha Movido pelo Agro, encampada em junho pelo Sistema FAEP. Com isso, a frota oficial do município, composta por 712 veículos da linha flex, passou a ser abastecida exclusivamente com etanol. Nesta terça-feira (29), o prefeito Silvio Barros recebeu os adesivos da campanha das mãos do presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. O material de identificação da campanha foi colado nos veículos, explicitando a adesão à iniciativa.

O evento contou a participação de José Antonio Borghi, presidente do Sindicato Rural de Maringá, e Samuel Meneguetti, vice-presidente do Grupo Santa Terezinha, parceiro institucional da campanha. Na ocasião, o presidente interino do Sistema FAEP reforçou o compromisso do setor agropecuário com a sustentabilidade, destacando que o objetivo da campanha é mostrar a importância do uso do etanol como alternativa à gasolina.

“É trazer à luz que temos uma cultura que produz um combustível altamente sustentável, que reduz as emissões de CO2 [gás carbônico]”, declarou Meneguette. “Fico muito feliz que o prefeito Silvio Barros tenha aceitado esse desafio, mostrando à sociedade maringaense que o agronegócio tem importância não só para a economia, como também participa do processo transformador da sustentabilidade”, acrescentou.

Silvio Barros, por sua vez, ressaltou a importância de o etanol se tornar o combustível prioritário do país. Ele também mencionou que a responsabilidade pela redução das emissões de gás carbônico é de todos, o que demanda um compromisso amplo na adesão ao etanol. “Do ponto de vista financeiro, a conta sobre qual combustível é mais vantajoso, se resume a R$ 4 ou R$ 5. A diferença é mínima. Mas em termos ambientais, essa conta é incalculável e é isso o mais importante”, disse Barros. “O que estamos fazendo é a nossa obrigação. E ainda temos muito por fazer, para chegar aonde o Brasil precisa e o mundo merece”, concluiu.

Lançamento

O lançamento da campanha Movido pelo Agro ocorreu no dia 9 junho, na Sociedade Rural de Maringá, com a presença de autoridades, representantes do setor agropecuário e também de usinas da região, inclusive de Barros.

Atualmente, o álcool produzido no Brasil tem como principal origem a cana-de-açúcar e o milho, dois dos produtos mais relevantes da agricultura paranaense. Somente no Paraná, o setor gera mais de 30 mil empregos diretos. No ano passado, a produção brasileira de etanol consumiu 315,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 17,2 milhões de toneladas de milho e 14,9 milhões de toneladas de melaço.

Por outro lado, o abastecimento com etanol implica uma série de vantagens. Por ter maior teor de octanagem em relação à gasolina, o etanol melhora o desempenho do veículo. Com isso, o motor dos automóveis se torna 2% mais potente. Do ponto de vista ambiental, em comparação com a gasolina, o etanol reduz em 89% a emissão de gases do efeito estufa, como o gás carbônico (CO2), metano e óxido nitroso, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Apesar desses benefícios, um levantamento da Copersucar – maior empresa brasileira de açúcar e de etanol – aponta que 70% dos veículos flex continuam sendo abastecidos com gasolina no Brasil.

O programa

O “Movido pelo Agro” é uma iniciativa lançada em 2023 pela Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg). Em junho, o Sistema FAEP aderiu à campanha, passando a bastecer os 52 veículos de sua frota com etanol. Todos os carros são adesivados com a logomarca da campanha, explicitando à comunidade a adesão ao programa.

Cada veículo da entidade roda, em média, 3 mil quilômetros por mês, totalizando cerca de 156 mil quilômetros. Com a opção pelo etanol, evita-se a emissão de 263,8 mil quilos de CO2 por ano. Para se absorver esse volume de gás carbônico seriam necessárias 1.820 árvores.

Além do Sistema FAEP, outras entidades já aderiram ao “Movido pelo Agro”, como as Federações da Agricultura de Goiás (Faeg) e do Mato Grosso do Sul (Famasul), a Siamig Bioenergia, o Grupo Agronelli e a BioSul.

Imprensa

O Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio