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Projetos premiados no Agrinho celebram a união entre o campo e a cidade

Três iniciativas vencedoras destacaram as tradições do campo, a memória dos paióis coloniais e o uso consciente da energia

A 30ª edição do Programa Agrinho reuniu histórias inspiradoras de professores e estudantes do Paraná em torno do tema “Festejando a conexão campo e cidade”. A cerimônia de premiação destacou iniciativas que uniram criatividade, engajamento e aprendizado. Na categoria Experiência Pedagógica, três projetos foram premiados por reconhecer o tema em ações práticas e transformadoras. Cada docente recebeu um carro zero quilômetro como prêmio.

O primeiro lugar foi conquistado pela professora Angrenni Simone da Silveira Assunção, da Escola Municipal do Campo Professor Waldomiro Antonio de Souza, de União da Vitória, na região Sudeste do Paraná. O projeto desenvolvido por ela promoveu a valorização das profissões, culturas e saberes do campo, incentivando o protagonismo estudantil e o uso de tecnologias para aproximar os alunos do campo e da cidade.

“Esse prêmio é um reconhecimento por tantos anos de dedicação à educação e um incentivo aos demais professores para que participem do Agrinho. A palavra é gratidão. Quero agradecer a todos que, diretamente ou indiretamente, me ajudaram nesse projeto e, principalmente, aos meus alunos, que são os protagonistas de tudo”, comemorou a professora.

Angrenni Assunção ao lado do presidente interino, Ágide Eduardo Meneguette, e a esposa, Hemily

Em segundo lugar, a professora Taiza Colere Tanajura Klembá, do Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), conduziu um trabalho de valorização do patrimônio cultural rural, destacando os paióis coloniais como símbolos da identidade local e da agricultura familiar. Esta foi a segunda vez que a docente conquistou o automóvel, a primeira vez tinha ocorrido em 2018.

“Quero dizer que se você se dedicar e trabalhar pelo Agrinho, você pode ser premiada novamente. Sou muito grata ao Sistema FAEP e ao Agrinho, uma iniciativa que vai muito além de qualquer prêmio”, celebrou.

Taiza Klembá conduziu um trabalho de valorização do patrimônio cultural rural

A professora Jaqueline Costa da Silva Soares, do CMEI Santa Paula, de Peabiru, no Noroeste, ficou em terceiro lugar com o projeto que transformou a curiosidade das crianças sobre eletricidade em uma experiência educativa envolvendo energia sustentável e consumo consciente de forma coletiva com as famílias dos alunos e a comunidade.

“Estar aqui é a realização de um sonho. Participo do Agrinho desde 2023 e sempre acompanho a repercussão dos projetos campeões, mas nunca pensei que fosse estar entre as premiadas. É um reconhecimento ao nosso esforço cotidiano em prol da educação”, comemorou Jaqueline.

Jaqueline Costa da Silva Soares, de Peabiru, ficou em terceiro lugar

Confira o resumo de cada projeto

1º lugar – Angrenni Simone da Silveira Assunção
Escola Municipal do Campo Professor Waldomiro Antonio de Souza
União da Vitória
Projeto: “Raízes e horizontes: conectando saberes do campo à cidade”

O projeto resgatou o vínculo dos alunos do 5º ano com o campo, valorizando a identidade rural local por meio de atividades interdisciplinares e uso de tecnologias. A proposta nasceu da percepção de que muitos estudantes, embora vivam no meio rural, estavam se afastando das práticas e tradições do campo, influenciados pela dinâmica urbana. A iniciativa envolveu teatro, música, podcasts, blog, cinema itinerante, palestras e visitas técnicas, além de ações de sustentabilidade e cidadania, como um requerimento encaminhado à Câmara de Vereadores solicitando melhorias para a comunidade. Com mais de 500 pessoas impactadas, o projeto fortaleceu o sentimento de pertencimento e o reconhecimento do campo como base cultural e econômica da sociedade.

2º lugar – Taiza Colere Tanajura Klembá
Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros
Campina Grande do Sul
Projeto: “Festas, comida e família: paiol cheio é uma alegria”

Com foco na valorização dos paióis coloniais, o projeto uniu educação patrimonial, ciência e tecnologia para resgatar a história e o valor cultural dessas estruturas como símbolo da conexão entre gerações e territórios, fortalecendo a agricultura familiar e a memória local. Desenvolvido pelo Clube de Ciências, com alunos do 6º ao 9º ano, o trabalho envolveu pesquisas, entrevistas com moradores, aulas de campo, produção de maquetes e uso de impressão 3D, resultando no mapeamento de 18 paióis ainda existentes na região, registrados em fotos, desenhos e relatos orais. A iniciativa estimulou o protagonismo juvenil, o diálogo intergeracional e o orgulho pela herança rural, resultando em exposições, feiras e ações de preservação que reforçaram a identidade local, a integração entre escola e comunidade e o papel da cultura na construção de uma sociedade sustentável e conectada.

3º lugar – Jaqueline Costa da Silva Soares
CMEI Santa Paula
Peabiru
Projeto: “Energia sustentável – Atitude consciente para um mundo diferente!”

A partir de uma visita a um parquinho público, quando os alunos da Educação Infantil se depararam com interruptores expostos em um painel elétrico, surgiu a curiosidade que deu origem a um amplo aprendizado sobre energia e sustentabilidade. A professora desenvolveu atividades interdisciplinares baseadas na metodologia ação-reflexão-ação, reunindo experimentos, brincadeiras, desenhos, jogos e pesquisas sobre o uso responsável da energia limpa no campo e na cidade. Famílias, comunidade escolar, empresários e poder público participaram ativamente, formando uma rede de colaboração em torno do tema. Famílias, comunidade escolar, empresários e poder público se envolveram ativamente, formando uma rede de colaboração em torno do tema. O projeto também abordou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mostrando que a consciência ambiental pode nascer desde cedo e gerar transformações duradouras.

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

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