Sistema FAEP
Agentes de Desenvolvimento Rural

Agente de Desenvolvimento Rural: Sistema FAEP bate nas portas e porteiras do Paraná afora

Entidade implantou a função nas 11 regionais, para potencializar a mobilização juntos aos produtores rurais

Nas últimas seis décadas, o Sistema FAEP sempre teve como marca registrada a proximidade com os produtores rurais. Ao longo deste tempo, as estratégias de mobilização foram sofrendo adaptações e ajustes conforme a demanda do meio rural. Em mais um desses movimentos, a entidade adotou um sistema inédito no país: a função de Agentes de Desenvolvimento Rural (ADRs), um em cada uma das 11 regionais. Apesar do curto período de atuação, essa novidade já tem registrado resultados.

O objetivo é reforçar o trabalho de mobilização do Sistema FAEP nos municípios, junto a parceiros estratégicos e diretamente com o produtor rural. “Essa estratégia permite fortalecer a representatividade rural e alcançar cada vez mais pessoas com nossos cursos e ações”, contextualiza Ágide Eduardo Meneguette, presidente do Sistema FAEP.

Na regional de Umuarama, o ADR Zaqueu Ferreira Rodrigues já conseguiu percorrer diversas propriedades de produtores rurais para identificar as necessidades da região. “Nas visitas a produtores e parceiros, coletamos informações e demandas para, posteriormente, concretizar ações. O ADR é um mobilizador, assim como os que estão nos sindicatos, só que a nível regional”, comenta.

Um dos frutos desse trabalho de mobilização corpo a corpo na regional de Rodrigues é a turma de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no município de Moreira Sales. Muitos estão participando graças ao trabalho do ADR, como João Pedro Pizzolio de Souza, que há seis meses deixou o emprego de mecânico de máquinas agrícolas na cidade para voltar à área rural e se dedicar à produção de leite na propriedade da família. “Estamos com grande expectativa com essa consultoria, porque estamos seguindo com o negócio, mas temos pontos a melhorar”, reflete Souza.

Objetivo dos ADRs é reforçar o trabalho de mobilização do Sistema FAEP.
Objetivo dos ADRs é reforçar o trabalho de mobilização do Sistema FAEP.

Até agora, nos 11 hectares, a família Souza possui 23 cabeças de gado leiteiro, sendo 17 em lactação. A média de produtividade por animal está em 11 litros/dia. A efetividade da inseminação artificial na propriedade tem oportunidades de melhoria. “Já fiz diversos cursos do Sistema FAEP, na área de casqueamento e manejo de gado de leite, em busca de novidades, pois minha área era a mecânica. Com a ATeG, a ideia é promover as melhorias necessárias para profissionalizarmos ainda mais nossa leiteria”, aponta o produtor.

Já no município de Bela Vista da Caroba, no Sudoeste do Paraná, que não conta com sindicato rural, o trabalho da ADR Andresa de Cassia Sampaio Pacheco tem sido decisivo para o fechamento de uma turma de ATeG. “Passei vários dias no interior do município, de porta em porta, com os produtores. Nas visitas, expliquei tudo sobre o projeto, como funciona, o objetivo do Sistema FAEP em investir nesse programa e o tempo de trabalho. Tivemos resultados, pois 35 produtores confirmaram participação no primeiro encontro”, comemora Andresa.

“No nosso município, o leite é a segunda atividade mais importante, atrás dos grãos”, enfatiza Niléu Pedro Villani, coordenador da Secretaria de Agricultura de Bela Vista da Caroba. “Temos que levar conhecimento para o agricultor, que precisa saber os aspectos da atividade como pastagem, ordenha, manejo do gado e silagem. Tudo isso é crucial para, no fim, na hora de vender o produto, ter qualidade e proporcionar lucro”, destaca.

Não são apenas as turmas de ATeG que têm recebido atenção dos ADRs. Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a ADR Fabieli Borssatti viabilizou a demanda de uma trabalhadora rural do município de Campo Magro (que também não tem sindicato rural), montando uma turma do curso “Alimentos sem glúten e lactose”. “Estar em contato direto com os produtores e trabalhadores rurais dá uma outra perspectiva. Permite saber as reais demandas e atender nosso público com mais agilidade e assertividade”, avalia Fabieli.

A autora da demanda, a trabalhadora rural Nadirene Pereira Rodrigues até o fim de 2024 morava em Goiás e recebeu uma oportunidade de trabalho na Chácara Recanto Nativo, em Campo Magro. Quando ainda estava no Estado goiano, ela fez diversos cursos pelo SENAR-GO, fato que permitiu a transição de carreira da área de massoterapia para o meio rural. “Fui bem atendida e rapidamente viabilizamos essa turma com 12 pessoas. A partir desse primeiro curso, espero trazer outros para promover, cada vez mais, o conhecimento na nossa região”, projeta Nadirene.

Origem dos ADRs

A ideia de reforçar o quadro do Sistema FAEP com os ADRs surgiu no processo de reestruturação da entidade, com o feedback dos próprios colaboradores das regionais e de sindicatos rurais. Entre as administrações estaduais, o papel dos ADRs, nesse formato, é inédito no Brasil.

“Nosso objetivo é que o agente faça a mobilização diretamente e realize contato com o produtor rural. Além disso, os agentes estão treinados para dar suporte a parceiros estratégicos, como secretarias municipais e empresas, e servir de referência aos nossos mobilizadores”, aponta Henrique de Salles Gonçalves, gerente do Departamento de Gestão Regional do Sistema FAEP.

Gonçalves antecipa que, neste primeiro momento, ocorre uma força-tarefa para consolidar o novo serviço prestado pelo Sistema FAEP na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “Nossa estratégia é mobilizar grupos de ATeG e manter os produtores rurais mais próximos. Dessa forma, será possível identificar as necessidades e alinhar nossas ações com as demandas reais do campo. Mas claro que outras ações do Sistema FAEP também serão fomentadas, como cursos e programas especiais”, projeta o gerente do Sistema FAEP.

A trabalhadora rural Nadirene Pereira Rodrigues.
A trabalhadora rural Nadirene Pereira Rodrigues.

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio