Sistema FAEP
reunião mobilização

Sistema FAEP desenvolve curso específico para mobilizadores dos sindicatos

“Mobilizador S” capacita profissionais da base para fortalecer o sistema sindical rural do Paraná

O mobilizador tem um papel-chave dentro os sindicatos rurais. Afinal, esse profissional é responsável por convocar e estimular os produtores locais a participarem dos cursos do Sistema FAEP nas áreas de Formação Profissional Rural (FPS), Promoção Social (PS) e na formação de turmas de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Muitas vezes, esse profissional costura parcerias com outras instituições e aproxima os sindicatos da classe produtora rural local, fortalecendo a representatividade e o associativismo no campo.

Diante da importância central do mobilizador no sistema sindical rural, o Sistema FAEP lançou, em 2025, o treinamento “Mobilizador S”, construído especialmente para esse público. No mês de junho, cinco turmas já foram realizadas em Pato Branco, Assis Chateaubriand, Maringá, Campo Mourão e Irati. Em julho, ocorreu uma turma em Curitiba. No total, 134 participantes de 104 sindicatos rurais passaram pelo treinamento (confira as fotos abaixo). Mais duas turmas serão realizadas ao longo do mês.

A turma em Pato Branco contou com 23 participantes de 16 sindicatos

“Por meio de consultorias realizadas nos nossos sindicatos rurais, identificamos que os mobilizadores necessitam de mais instrumentos teóricos e práticos para desenvolver melhor suas funções. Eles desempenham um trabalho formidável, mas podemos dar um passo a mais”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. “Esse treinamento vai preencher essa lacuna, permitindo um avanço no trabalho dos mobilizadores, fortalecendo ainda mais os sindicatos rurais e, claro, contribuindo para a qualificação dos produtores rurais”, complementa.

O treinamento faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS), lançado pelo Sistema FAEP em 2018 com o objetivo de promover a viabilidade econômica dos sindicatos rurais e fomentar a participação de mais agricultores e pecuaristas no sistema sindical rural. “Essa é mais uma iniciativa do Sistema FAEP para a qualificação contínua de suas equipes e o fortalecimento da representatividade sindical no campo. Nossa força vem da base, por isso estamos investindo na capacitação das pessoas que desempenham suas funções no dia a dia dos sindicatos rurais”, aponta Meneguette.

Em Assis Chateaubriand, foram 25 participantes de 16 sindicatos

Trilha da formação

Iniciado em maio deste ano, o “Mobilizador S” conta com uma trilha de formação com 16 etapas, que envolvem aulas nas modalidades presencial, Educação a Distância (EaD) e transmissões ao vivo (lives). Nestes encontros, os mobilizadores têm acesso a conteúdos estratégicos para o desempenho de suas funções, como oratória, técnicas de mobilização, conhecimentos aprofundados sobre as principais cadeias produtivas do agronegócio em sua região e outros temas relacionados à atividade.

Turma em Curitiba reuniu 27 colaboradores de 16 sindicatos rurais

“O objetivo central dessa iniciativa é mostrar que a mobilização é a principal ação dentro do sindicato rural e, por consequência, do sistema de representação rural. O bom profissional é aquele que consegue mobilizar com qualidade, quantidade e efetividade”, pontua o gerente do Departamento de Gestão Regional do Sistema FAEP, Henrique Gonçalves.

A turma de Maringá reuniu 22 colaboradores de 19 sindicatos rurais

O primeiro encontro presencial do “Mobilizador S” trabalha o tema “Estratégias e Práticas no Sistema FAEP”, e tem como objetivo colocar esses profissionais a par do funcionamento da entidade, em todos os seus detalhes.

O encerramento do treinamento será o 3º Encontro Estadual de Gestores e Mobilizadores, evento que reúne os colaboradores e diretores dos sindicatos de todo Paraná. Esse encontro já aconteceu em 2023 e 2024, em Curitiba.

Em Campo Mourão, participaram 22 pessoas de 18 sindicatos

Sustentabilidade sindical

Desde que foi criado, o PSS do Sistema FAEP vem acumulando ações em prol do fortalecimento do associativismo no meio rural. Além do “Mobilizador S”, o programa já direcionou suas ações para os presidentes e diretores dos sindicatos rurais por meio do Líder S, treinamento que fomenta o surgimento de novas lideranças no campo.

Outras iniciativas desenvolvidas no âmbito do PSS envolvem encontros regionais de líderes rurais, workshops, cursos voltados à liderança, a estruturação da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) e a formação de comissões femininas locais nos municípios.

16 colaboradores de 13 sindicatos participaram da formação em Irati

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio