Sistema FAEP

Sistema FAEP desenvolve fragrância exclusiva para espaços da empresa

Perfume traz elementos que reforçam o vínculo com o campo, como aroma de terra molhada, ervas nativas e orvalho amanhecendo na propriedade rural

Quem visitar a sede do Sistema FAEP, em Curitiba, vai sentir o aroma de terra molhada, com ervas nativas e um toque de orvalho amanhecendo na propriedade rural. Isso porque a entidade desenvolveu a sua própria fragrância, com a proposta de transformar sensações em sentimentos.

O perfume não será comercializado, mas passa a fazer parte da identidade do Sistema FAEP. Em breve, a fragrância também vai ser usada em outros espaços da entidade, como os Centros de Treinamento Agropecuário (CTAs) e salas de aula utilizadas nos cursos. Com isso, os produtores rurais e outros parceiros estarão sujeitos ao efeito crossmodal, no qual ocorre a interação e a integração de diferentes estímulos sensoriais, como a visão e o olfato, de modo a tornar mais ricas as experiências relacionadas ao Sistema FAEP.

Essa iniciativa está alinhada com os preceitos do marketing olfativo, estratégia que usa fragrâncias personalizadas para criar experiências sensoriais poderosas, capazes de avivar memórias e sentimentos. No caso do Sistema FAEP, o objetivo é que o nosso perfume seja utilizado em eventos e nos espaços da entidade, de modo a firmar nossa identidade olfativa.

Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP

A fragrância recebeu o título de AM, em referência à sigla A.M. (Ante Meridiem), usada para designar os horários antes do meio-dia (uma vez que o produtor rural acorda cedo). Ainda, a sigla deriva de “Amanhecer no campo”, uma das quatro direções olfativas que se destacou ao longo do trabalho de elaboração do perfume.

O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette

“Esse trabalho transmite um sentimento. O vínculo emocional com a terra é recuperado com esse aroma”, aponta a avaliadora olfativa Jeane Rocha, responsável pela elaboração da fragrância do Sistema FAEP.

O trabalho de pesquisa e elaboração começou no início do ano. Após receber o primeiro briefing sobre o aroma desejado para o Sistema FAEP, Jeane promoveu uma rodada de entrevistas com colaboradores da entidade, com o propósito de identificar as notas aromáticas que remeteriam às experiências do agronegócio.

Dessas conversas, surgiram alguns direcionamentos explorados na etapa seguinte, quando a avaliadora olfativa percorreu áreas rurais para uma pesquisa na qual explorou os aromas locais. Nessa expedição, liderada pelo time de Relacionamento com o Produtor Rural, foram recolhidas folhas, ervas, cascas de árvores e outros elementos que ajudaram a compor o universo olfativo do campo paranaense.

A partir dessa pesquisa inicial, Jeane encaminhou um briefing orientando diversas casas de perfumistas no Brasil e em outros países para o desenvolvimento da fragrância do Sistema FAEP. Essas empresas encaminharam 20 diferentes sugestões de aromas para análise, dos quais quatro passaram para a etapa seguinte de avaliação.

Nesse momento, reunimos diversos profissionais da casa para viver uma experiência sensorial única. Diante das quatro fragrâncias finalistas, o desafio era simples e profundo: fechar os olhos, inspirar lentamente e descrever o que sentiam.

Elizandro Ossoski, gerente do Departamento de Relacionamento com o Produtor Rural do Sistema FAEP

A fragrância escolhida será disponibilizada, a princípio, em três produtos: varetas difusoras de aromas, micromist (spray de ambiente) e em máquinas de aromatização.

A validação da fragrância escolhida também passou pela garantia de sua propriedade intelectual. O perfume foi registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem produção e uso exclusivos do Sistema FAEP.

Imprensa

O Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

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