Sistema FAEP

Vencedores do Concurso Excelência em Muçarela realizam viagem técnica à São Paulo

Promovido pelo Sistema FAEP, roteiro incluiu quatro fábricas de insumos e soluções à indústria láctea, de três municípios paulistas

Três vencedores do Concurso Excelência em Muçarela, que fez parte da 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná, realizaram, em novembro, uma viagem técnica à fábricas de insumos e soluções à indústria láctea nas cidades paulistas de Campinas, Queluz e São Paulo. Durante sete dias, a gerente de produção industrial do laticínio Modelo, Janaina Schueler, o gerente industrial da HE Laticínios, João Felippe Moraes Janeiro, e o assistente de pesquisa da Frimesa, Marcio Rogério Leonhardt, visitaram a centenária fazenda e queijaria Santa Vitória, a empresa de biotecnologia Sacco Brasil, a Globalfood, a Fermentech e a Novonesis.

Confira as fotos da viagem técnica aqui

As visitas técnicas nessas empresas permitiram que os vencedores pudessem conhecer tecnologias, pesquisas, insumos e equipamentos disponíveis no mercado. Desta forma, a expectativa é que o intercâmbio técnico contribua para o aprimoramento da qualidade, eficiência e rendimento da produção de muçarela no Paraná.

“Os vencedores do nosso Concurso Excelência em Muçarela puderam conhecer o trabalho desenvolvido por esses fornecedores, inclusive no campo da pesquisa. Além disso, agora eles todo o caminho desses insumos, desde o processo de fabricação até chegar na ponta. Essas visitas técnicas vão permitir que os nossos produtores e indústrias adotem ainda mais tecnologias, contribuindo para a qualidade dos queijos do Paraná”, desataca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

O laticínio Modelo, localizado no município de Icaraíma, produz o premiado queijo muçarela e outros derivados. Após a viagem técnica, a expectativa é adotar alguns processos para fomentar ainda mais os produtos da empresa.

Vencedores do concurso durante visita técnica em São Paulo

“Todas as visitas envolveram uma diversidade de assuntos, passando por equipamentos usados no processo de produção, rentabilidade e as funcionalidades do produto. Em todas as empresas nós discutimos diferentes pontos de vista e as perspectivas da fabricação de muçarela”, relata Janaina, do laticínio Modelo.

O Concurso Excelência em Muçarela – Edição Pizza, competição inédita promovida pelo Sistema FAEP, ocorreu de forma paralela à 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná, para eleger os melhores produtos lácteos do Estado.  Produtores e indústrias puderam inscrever itens na premiação, que consistiu em aplicar o queijo em uma pizza para, posteriormente, avalizar critérios como fatiabilidade, ralabilidade, sabor e textura.

Visitas técnicas auxiliaram empresas a conhecerem tecnologias, pesquisas, insumos e equipamentos na área

Para o gerente industrial da HE Laticínios, a conquista do Concurso Excelência em Muçarela colocou os produtos da empresa na vitrine do mercado estadual e até mesmo nacional. Fundada em 1974, no município de Coronel Vivida, a HE Laticínios produz queijos e derivados do leite com biotecnologia e inovação. No portfólio, a empresa produz diversos tipos de queijos e derivados como manteiga.

“O Concurso é uma valorização da marca nossa. É a prova de que estamos no caminho certo, então a gente só tem a ganhar com isso. A gente sabe que tem que continuar mantendo esse padrão”, avaliou Moraes Janeiro.

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio