Sistema FAEP/SENAR-PR

6º Simpósio Internacional Leite Integral, Curitiba de 6 a 7 de abril

Evento reunirá, de forma inédita no Brasil, grandes referências mundiais em manejo, comportamento, automação e precisão na pecuária leiteira

A sexta edição do Simpósio Internacional Leite Integral está imperdível! Com o tema “Manejo e precisão em sistemas de produção de leite”, o evento, realizado pela Revista Leite Integral, com co-realização do Sistema FAEP/SENAR-PR, tem como objetivo apresentar o conceito de “fazenda inteligente”, que vem sendo amplamente utilizado em vários países. Esse conceito reúne ferramentas de manejo, gestão e automação, visando maximizar a eficiência de todos os processos na propriedade, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

O evento terá início no dia 05/04 com um curso pré-simpósio, ministrado por Joep Driessen, da CowSignals®, na Holanda. A CowSignals®  é uma empresa de treinamento e consultoria em comportamento e boas práticas de manejo na pecuária leiteira. Com trabalhos em 55 países, incluindo as áreas de reprodução, sanidade e nutrição, a CowSignals® tem como objetivo principal ensinar a produtores e técnicos a interpretação dos sinais comportamentais dos animais, visando melhorar índices produtivos, reprodutivos e de bem-estar.  Trata-se de uma oportunidade inédita de passar 8 horas com um dos maiores especialistas mundiais em comportamento animal! Mas, tem um detalhe – o curso só tem 200 vagas!

O Simpósio terá início no dia 06/04, com uma palestra do Dr. Ephraim Maltz, Pesquisador da Agricultural Research Organization, de Israel, que apresentará um panorama geral da pecuária de precisão no mundo. Para falar sobre o mesmo tema, mas com enfoque no Brasil, contaremos com o Dr. Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, da Embrapa Gado de Leite.

Joep Driessen, da CowSignals®, abordará a criação de animais jovens, mostrando o que o comportamento das bezerras pode nos dizer sobre sua saúde, manejo e bem-estar.

A palestra do Dr. Julio Giordano, da Cornell University, nos EUA, terá como foco o manejo e a automação como ferramentas para a detecção precoce de doenças e distúrbios metabólicos.

A área de pastagens terá como palestrantes o Dr. Ian Yule, da Massey University, na Nova Zelândia, e o Dr. João Ricardo Alves Pereira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Os trabalhos do Dr. Ian incluem a utilização de ferramentas de precisão para aumentar a eficiência na utilização das forrageiras. Já a palestra Dr. João Ricardo tratará da produção terceirizada de forragens, assunto que tem despertado grande interesse de produtores brasileiros.

O aumento da eficiência reprodutiva por meio de ferramentas de manejo e precisão é o tema da palestra da Dra. Bruna Silper, brasileira, que está atualmente conduzindo projetos de pesquisa na fazenda experimental da University of British Columbia, no Canadá, com foco no aperfeiçoamento de sensores para detecção de cio e nas relações entre fisiologia, metabolismo, expressão de cio e fertilidade.

A área de nutrição de precisão será apresentada pela Dra. Marina Danés, que acabou de concluir doutorado em Dairy Science, na University of Wisconsin, nos EUA.

Segundo Flávia Fontes, editora da Revista Leite Integral e coordenadora geral do Simpósio, “a precisão e a automação são, muitas vezes, vistas como ferramentas caras, utilizadas apenas por grandes propriedades, mas a verdade é que podem ser grandes aliadas de todos os tipos de sistema de produção, reduzindo custos e otimizando o manejo. Desmistificar esse conceito e trazê-lo para a nossa realidade são os principais objetivos desse evento, e tenho certeza que serão alcançados”.

As inscrições estão abertas! Garanta já a sua vaga, acessando: www.simposioleiteintegral.com.br
Consulte condições especiais para inscrições de grupos: (19) 3432 2199 – opção 6.

 

Fonte: Divulgação

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio