Sistema FAEP/SENAR-PR

Adeus ao conciliador

A despedida do Diretor Financeiro da FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia

No dia 18 de novembro, os produtores rurais do Paraná se despediram de um grande amigo e defensor das causas do agronegócio paranaense. Na ocasião, o diretor financeiro da FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia, faleceu, deixando uma lacuna difícil de ser preenchida no seio da agropecuária estadual.

Advogado e contabilista de formação, Biscaia foi membro da diretoria da Federação por 33 anos, participando ativamente das decisões da entidade, que sempre tiveram como finalidade melhorar a vida da família rural paranaense. Durante este período, de forma paralela, ocupou diversos postos de relevância no Estado, que corroboram o legado de competência e profissionalismo deixado por ele. Foi presidente da Cooperativa Mista dos Ruralistas de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Juiz Classista, representante dos empregadores, junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, presidente da Junta Comercial do Paraná, conselheiro do antigo Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep), vice-presidente da Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios, no período de 1977 e 1981, além, é claro, de produtor rural.

Natural de Jaguariaíva, Biscaia nasceu em uma família humilde e desde cedo sonhou com uma carreira com oportunidades para crescer profissional e pessoalmente. Da sua cidade natal partiu para Ponta Grossa, que era o centro urbano mais próximo. Lá formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 1979. Ainda, ocupou diversos postos importantes, entre eles a presidência do Sindicato Rural do município entre 1973 e 1980. Saiu de lá a convite do ex-presidente da FAEP, Paulo Carneiro Ribeiro, que, reconhecendo no jovem as aptidões e o caráter necessários, o levou a Curitiba para assumir a diretoria financeira da instituição, cargo que exerceu com seriedade e dedicação até seus últimos dias de vida. “Nossa entidade deve muito ao trabalho desse homem que honrou como poucos as posições que ocupou. Toda classe rural paranaense está em luto. Mais do que um amigo, nós perdemos um defensor”, declarou o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

Tão logo foi anunciada sua partida, começaram a chegar na FAEP mensagens de solidariedade de todos os cantos do Paraná. Dezenas de sindicatos rurais encaminharam notas de pesar e muitos dirigentes lembraram com consternação do companheiro, do profissional, do aliado de todas as horas.

Leia mais sobre a história do diretor financeiro da FAEP aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio