Sistema FAEP

Agrinho celebra 30 anos com programação especial

Com espetáculos e entrega de prêmios, maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP comemora três décadas no dia 20 de outubro

O encerramento da 30ª edição do Programa Agrinho, promovido pelo Sistema FAEP, acontece no dia 20 de outubro, com uma programação que une educação e comemoração. Mais de 4 mil pessoas vão participar do evento no Centro de Convenções Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), incluindo estudantes, familiares, professores, diretores, autoridades e representantes da comunidade escolar.

Com o tema “Festejando a conexão campo e cidade”, o Concurso Agrinho 2025 promoveu a reflexão entre estudantes e professores sobre a interdependência entre os meios rural e urbano, mostrando como ambos se complementam e se fortalecem mutuamente. Neste ano, foram premiados trabalhos em 15 categorias, envolvendo alunos de diferentes faixas etárias das redes pública, privada e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). Os vencedores receberão prêmios como smartphones, tablets, notebooks e projetores multimídia, além de três automóveis zero quilômetro destinados aos professores vencedores da categoria Experiência Pedagógica.

“O Agrinho é mais do que um concurso. É uma oportunidade de transformar conhecimento em ação, fortalecendo a educação e a conexão entre o campo e a cidade. O programa mostra como essas duas realidades se complementam, inspirando os alunos a desenvolverem pensamento crítico, cidadania e responsabilidade socioambiental”, destaca Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP.

No dia 20, a abertura contará com um momento institucional seguido de um bolo cenográfico em celebração aos 30 anos do programa. Em diversos momentos, o grupo LightWire também fará apresentações de um espetáculo que combina dança, tecnologia e efeitos visuais com LED e fibra óptica, conectando passado, presente e futuro.

A programação inclui ainda uma imersão educativa e interativa: um túnel do tempo iluminado por LEDs permitirá ao público revisitar as três décadas do Agrinho, enquanto atividades lúdicas e tecnológicas estimulam a criatividade, a cooperação e a consciência ambiental.

Criado em 1995, o Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP. Em três décadas, já envolveu milhões de alunos e professores das redes pública e privada do Paraná, promovendo a integração entre o campo e a cidade e fortalecendo valores de cidadania, sustentabilidade e educação no campo.

Serviço

Premiação do Concurso Agrinho 2025
Data: 20 de outubro
Local: Centro de Convenções Expotrade Pinhais (Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 1045)
Horário: a partir das 8 horas

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio