Sistema FAEP/SENAR-PR

Agrohackathon focará soluções na gestão de riscos

Além da maratona tecnológica, evento com participação do Sistema FAEP/SENAR-PR contará com treinamentos e visitas técnicas em propriedades do Paraná. As inscrições começaram no dia 21 de março e seguem até 5 de abril.

Entre o fim de março e o início de abril, o Paraná terá mais uma edição do Agrohackathon, maratona tecnológica em que estudantes de diversas áreas se reúnem para propor soluções para problemas específicos. Com foco na gestão de riscos no setor agropecuário, o evento também vai contar com atividades complementares, como treinamento dos participantes e visitas técnicas a propriedades rurais do Estado. A iniciativa é uma realização do Sistema FAEP/SENAR-PR, do Centro de Cooperação e Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Agro Ciência Cooperativa. As inscrições começaram no dia 21 de março e seguem até 5 de abril.

O Agrohackathon é voltado a estudantes universitários – de instituições públicas e privadas – e de dois colégios agrícolas de todo o país. A participação é livre, sendo que as edições anteriores registraram mais adesões entre alunos das áreas de ciências agrárias, administração e de tecnologia. Os interessados podem fazer a inscrição gratuitamente pelo site agrohackathon.com.br.

Confira o convite feito pelo presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette

“O evento é uma maratona tecnológica que tem por objetivo propor soluções a problemas práticos. Desta forma, promove a interação dos estudantes entre si e entre eles e o mercado”, explica Gilson Martins, coordenador do Agrohackathon e professor do Departamento de Economia Rural e Extensão da UFPR. “Alguns alunos já estão organizados em grupos de estudos. Então, eles podem fazer a inscrição em conjunto ou individualmente”, acrescenta.

Etapas

A fase de treinamento ocorrerá em 29 e 31 de março, com apresentações ministradas por técnicos da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de palestras de representantes de empresas especializadas do setor de seguro. No dia 8, acontece a etapa de imersão. Na região Oeste, a visita técnica será realizada no município de Palotina; na região da capital, os alunos conhecerão propriedades na Lapa e em Campo do Tenente.

Nos dias 9 e 10 de abril, ocorre a maratona tecnológica, propriamente dita, com os estudantes se debruçando sobre um problema prático. A intenção é que alunos de diferentes áreas compartilhem conhecimentos, propondo ações práticas e inovadoras que possam resolver as questões apresentadas. “Nós estamos propondo uma abordagem do ciclo completo na área de gestão de riscos, de inovação e de tecnologia. Começamos pelo treinamento, passando pela imersão e terminando com essa interação entre os alunos”, explica Martins.

Apoio

O Agrohackathon já tem confirmado o apoio da Cooperativa Sicredi Vale do Piquiri, Mapfre Seguradora, BrasilSeg Seguros, Sistema Ocepar, Agência Alemã de Desenvolvimento (GIZ), CVALE, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná (SEAB), Secretaria da Educação e do Esporte (SEED), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Embrapa Agricultura Digital, Sindicato Rural da Lapa, Sindicato Rural de Palotina, Sindicato Rural de Assis Chateaubriand e Cooperativa Bom Jesus. 

A realização do evento está por conta do Centro de Economia Aplicada, Cooperação e Inovação da UFPR (CEA); Sistema FAEP-SENAR-PR e Agrociência Cooperativa.  

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio