Sistema FAEP/SENAR-PR

Aplicativo vai ajudar produtores a monitorar pragas na lavoura

Iniciativa faz parte de termo de cooperação com a UTFPR para desenvolvimento de ferramenta com objetivo de dar suporte ao MIP no Estado

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, entregou, nesta quarta-feira (27), três computadores ao reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho. A entrega faz parte de um termo de cooperação que tem por objetivo o desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar produtores rurais no monitoramento de pragas nas lavouras de soja, milho e trigo. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) também faz parte do projeto. Até o fim do convênio, o SENAR-PR deve aportar mais de R$ 292 mil na iniciativa.

A nossa ideia, como instituição, é investir em ações que tenham como foco o desenvolvimento do setor agropecuário e que possam capacitar e melhorar a vida e as condições de trabalho do produtor rural. É resolver problemas do nosso meio.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

O superintendente do SENAR-PR, Carlos Augusto Albuquerque; a gerente técnica do SENAR-PR, Débora Grimm; o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho; e o presidente do SIstema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette

Já batizado de manejo.app, o aplicativo será voltado a produtores que utilizam o Manejo Integrado de Pragas (MIP), conjunto de práticas que prevê o monitoramento periódico das lavouras. A metodologia do MIP consiste na coleta e análise de amostras dos principais insetos presentes na plantação. Com isso, os produtores conseguem reduzir o número de aplicações de defensivos, obtendo uma produção mais sustentável. Em média, os agricultores que aplicam o MIP, fazem 51% menos pulverização de inseticidas – o que gera uma economia média equivalente a duas sacas por hectare.

Atualmente, no entanto, as coletas dos dados das análises ainda são feitas em cadernetas, durante a visita às lavouras. Posteriormente, o produtor insere os dados em uma plataforma digital, que planilha os dados. Com o desenvolvimento do aplicativo manejo.app, o produtor poderá lançar os dados diretamente no celular, agilizando o processo. A ideia é que o app funcione inclusive no modo offline – ou seja, em áreas em que não há sinal de internet –, armazenando os dados e, posteriormente, sincronizando as informações, quando houver rede disponível.

“O usuário vai ter na palma da mão um instrumento que permite a compilação dessas informações em campo, em tempo real. A partir disso, o aplicativo vai dar indícios se há necessidade ou não de se fazer aplicação de defensivos. É uma caderneta de campo moderna, digital”, definiu a gerente técnica do SENAR-PR, Débora Grimm.

Assim que estiver pronto, o manejo.app ficará disponível a produtores que fizerem os cursos de MIP do SENAR-PR e às equipes do IDR-PR. Mas a ideia é disponibilizar treinamentos para que a plataforma fique disponível a todos os agricultores interessados na prática. “Vamos fazer, inclusive, uma reciclagem para que alunos que já fizeram o nosso curso de MIP também sejam capacitados a utilizar o aplicativo”, observou Débora.

O trabalho de desenvolvimento do aplicativo será conduzido pela Rede Campo, da UTFPR, com os estudos centralizados no campus Santa Helena (Oeste do Paraná). A equipe técnica será orientada por Alessandra Matte, professora do curso de Agronomia e de pós-graduação em Agrossistemas, com a participação de outros professores e de alunos bolsistas. Para o reitor Schiefler Filho, as pesquisas aplicadas são a essência da universidade.

O caso específico dessa forte parceria que temos com o SENAR-PR e com o IDR-Paraná faz como que a gente possa, por meio de nossos pesquisadores, focar em problemas reais da sociedade. Por outro lado, essa aproximação faz com que os estudantes tenham em sua formação essa experiência real já durante a faculdade.

Marcos Schiefler Filho, reitor da UTFPR

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio