Sistema FAEP
drone voando

Após curso de drone, pecuarista do Sudoeste agrega nova fonte de renda

Filmagens de máquinas agrícolas em operação garantem receita extra ao produtor Lucas Quadros

A paixão do produtor rural Lucas Xavier de Quadros por drones se transformou em oportunidade de renda depois do curso do Sistema FAEP. Natural de Santa Izabel do Oeste, na região Sudoeste, o produtor nutria, há tempos, o desejo de operar esse tipo de equipamento, cada vez mais presente nas atividades rurais.

“A primeira vez que ouvi falar deste curso foi quando o Sindicato Rural de Realeza, na cidade vizinha, promoveu. Mas naquela oportunidade não consegui fazer. Continuei com esse sonho até que, no ano passado, surgiu uma nova oportunidade e fiz o treinamento”, relembra.

O curso “Operação de drones” do Sistema FAEP foi o pontapé inicial de uma nova empreitada profissional do produtor, que vem ganhando cada vez mais espaço entre as suas atividades.

“Comecei comprando um drone basicamente para brincar. Sempre via nas redes sociais vídeos feitos com drones e pensei que poderia fazer para mostrar a agricultura na nossa região. Aí, decidi fazer gravações de máquinas agrícolas”, relata Quadros.

Lucas Quadros: drone virou fonte de renda adicional

O plano se mostrou um sucesso e as publicações de Quadros no Instagram logo conquistaram uma legião de seguidores ávidos por vídeos de máquinas agrícolas em operação e momentos pitorescos da atividade agropecuária. “As pessoas pedem para gravar vídeos com drone. Também empresas começaram a pedir vídeos de drone para divulgar seus produtos”, revela.

De acordo com o produtor rural e operador de drones, a atividade já está proporcionando renda adicional. Durante a última safra de verão, a demanda foi tão grande que ele não conseguiu atender a todos os pedidos de gravação.

Além dos vídeos, o produtor pretende expandir sua atuação num futuro próximo. “Quero que os vídeos de drone se transformem na minha atividade principal. Futuramente também pretendo investir em um drone de pulverização para prestar serviço. Ainda não comprei por questão financeira, mas é um projeto”, planeja.

Segundo Quadros, a produção de vídeos, a pulverização com drone e outras funcionalidades do equipamento foram abordadas no curso do Sistema FAEP. “O treinamento foi fundamental, com aulas práticas todos os dias. Fizemos mapeamento, pulverização, foi um curso completo”, comemora o empreendedor rural, que contabiliza outros cursos da entidade: “Manejo e ordenha”, “Conservação de solos”, “Gestão rural”, “Manejo Integrado de Pragas no Milho” e “Manejo Integrado de Plantas Daninhas”.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio