Sistema FAEP

Araucária encerra o ciclo do 5º Encontro Regional de Líderes Rurais

Último evento regional promovido pelo Sistema FAEP reuniu 142 lideranças de sete sindicatos rurais da Região Metropolitana de Curitiba

Nesta quinta-feira (10), o município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), marcou o encerramento da quinta edição do Encontro Regional de Líderes Rurais, promovido pelo Sistema FAEP ao longo dos meses de junho e julho. O evento reuniu 142 lideranças, produtores e representantes de sete sindicatos da RMC, em um dia dedicado ao fortalecimento da representatividade do setor agropecuário e à promoção da união do sistema sindical rural paranaense. Entre os presentes, 64% eram mulheres e 40% participaram pela primeira vez.

FOTOS: confira o álbum no Flickr com as imagens do evento.

Com o tema “Liderança, protagonismo e transformação”, o 5º Encontro Regional de Líderes Rurais contou com 11 eventos e mobilizou lideranças em todas as regiões do Paraná. Ao todo, mais de 2,5 mil produtores e produtoras rurais participaram em Maringá, Londrina, Jacarezinho, Tapejara, Campo Mourão, Marechal Cândido Rondon, Pato Branco, Guarapuava, Prudentópolis, Tibagi e Araucária, abrangendo todas as regiões do Estado.

Em cada cidade, o objetivo foi o mesmo: integrar lideranças locais, promover a troca de experiências e incentivar o protagonismo dos produtores no sistema sindical. Assim como nos demais encontros, o encerramento em Araucária reafirmou a força do campo e evidenciou que a união é essencial para construir um futuro mais sustentável, inovador e de destaque no cenário nacional e internacional.

O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette

Na abertura do evento, o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, fez menção aos 60 anos da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), celebrados em 2025. Em sua fala, reforçou o papel histórico da entidade na defesa dos produtores rurais e a importância da mobilização do setor ao longo dessa trajetória.

“São 60 anos defendendo a agropecuária paranaense e nacional, promovendo transformação no campo do Paraná e do Brasil. A FAEP é referência, não só aqui, mas também perante as entidades federais. Quando a Federação fala, é ouvida. Isso tudo é graças a nós, produtores, que, unidos, valorizamos nossos sindicatos rurais e estamos fazendo a diferença”, afirmou.
O dirigente citou conquistas importantes que tiveram atuação direta do Sistema FAEP, como a aprovação do Código Florestal, a aceitação dos transgênicos, e a instalação do Centro de Excelência em Leite no Paraná, além do fortalecimento da cadeia leiteira por meio do Prêmio Queijos do Paraná.

Seguindo a temática do evento, Meneguette também citou iniciativas que impulsionam a liderança, o protagonismo e a transformação, como o Programa Herdeiros do Campo, voltado à formação de sucessores, e a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), que já inseriu mais de 3,8 mil mulheres no sistema sindical rural.

A partir desse contexto, o presidente interino comentou a importância do papel das mulheres em envolver suas famílias no sistema de representatividade, inspirando as novas gerações e mostrando que a transformação nasce da união. “A sucessão familiar é um dos nossos maiores alicerces. O conhecimento dos mais velhos, aliado à energia dos mais jovens, fazem toda a diferença para o desenvolvimento do setor e para atingirmos patamares ainda não alcançados. Precisamos de produtores unidos, capacitados e atuantes, assumindo protagonismo”, apontou. “Liderança não é subir em um palco. É ser força motriz onde estamos, gerando transformação e dando continuidade para essa agropecuária que alimenta o Brasil e o mundo”, concluiu Meneguette.

O presidente do Sindicato Rural de Araucária, Miguel Stanicheski

Em seguida, o presidente do Sindicato Rural de Araucária, Miguel Stanicheski, anfitrião do evento, reforçou a importância do encontro para fomentar a participação dos produtores rurais nas entidades representativas.

“Esse é um evento para aprender muito e se conectar com os sindicatos rurais e com o Sistema FAEP. Aos participantes, fica o convite para que levem seus sindicatos adiante, porque a força da nossa classe está na união”, declarou.

O presidente do sindicato também destacou a importância das relações humanas e do trabalho conjunto. “Sozinhos, não conseguimos nada. É fundamental entender o que o sistema sindical faz por nós, produtores, levando os nossos problemas para a esfera política. Muitos desafios conseguimos resolver se estivermos unidos”, completou Stanicheski.

União e aprendizado

A programação do evento combinou momentos de integração, aprendizado e descontração. Os participantes, organizados em mesas com pessoas de diferentes sindicatos, puderam interagir em um jogo de dominó, que apresentou de forma lúdica as principais conquistas do sistema sindical paranaense.

Na sequência, os participantes acompanharam a palestra do empreendedor Leo Montesanto, fundador e CEO da Coffee++, reconhecido internacionalmente pela produção de cafés especiais. Conhecido como “cafequizador”, por tratar o café quase como uma religião, ele compartilhou reflexões sobre liderança, inovação e superação de desafios.

O empreendedor Leo Montesanto, fundador e CEO da Coffee++

Filho e neto dos donos da tradicional marca Três Corações, Montesanto contou a trajetória da família e como, após resistir ao negócio, redescobriu a paixão pelo café. Seu esforço e dedicação renderam reconhecimento internacional, culminando na conquista do prêmio de melhor café do mundo. Atualmente, sua empresa Coffee++ é referência por democratizar o acesso aos cafés especiais no Brasil.

“Se eu cheguei até aqui, é porque tive apoio incondicional dos meus pais. Eu trago esse assunto porque o maior problema que vejo no agro hoje é o êxodo rural. Vou dar uma sugestão que é muito simples: melhorar a comunicação. Quando seu filho voltar da faculdade cheio de ideias mirabolantes, dê um pedaço da sua terra e dê apoio. É assim que incentivamos a sucessão rural”, resumiu.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP.

Comentar

Boletim no Rádio