Sistema FAEP/SENAR-PR

Área de plantio de trigo no PR supera previsões

Os novos números indicam pelo menos 1,35 milhão de hectares semeados com o cereal

A opção tardia de muitos produtores paranaenses pelo plantio de trigo fez o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) reavaliar para cima a área semeada com trigo na safra deste ano. Os novos números indicam pelo menos 1,35 milhão de hectares semeados com o cereal. O plantio mais tardio ocorreu na região sudoeste do Estado. Mesmo com o aumento de área, a produção prevista para este ano tem pouca alteração em relação às estimativas anteriores de 4 milhões de toneladas. Hugo Godinho, do Deral, diz que problema hídrico no norte pioneiro do Estado e doenças no oeste podem resultar em quebra de safra.

Uma parcela ainda pequena de produtores já havia colocado as máquinas no campo para a colheita no final de julho. Mas o movimento maior das máquinas deverá ocorrer a partir deste mês. A safra cresce, mas os preços encolhem. A queda interna reflete não só a melhora da oferta de trigo no Mercosul mas o recuo de preços em outras grandes regiões produtoras do mundo. No mês passado, os produtores paranaenses receberam, em média, R$ 38 por saca de trigo, 9% menos do que em junho, segundo Godinho.

Os bons preços do trigo no início do ano motivaram mais os produtores, que semearam 2,63 milhões de hectares neste ano no país, 19% mais do que no anterior. Já a produção nacional sobe para 7,4 milhões de toneladas, 34% mais, segundo a Conab. O avanço da área de trigo ocorreu em cima da redução do plantio do milho safrinha. Os produtores paranaenses reduziram para 668 mil hectares a área de milho nesta safrinha, 24% menos do que na safra anterior. A queda de área deverá derrubar a produção de milho de inverno no Paraná para 5,4 milhões de toneladas neste ano, 25% menos do que o volume obtido em 2012/13, segundo a Conab. Na avaliação do órgão estatal, o plantio de milho safrinha ocupou uma área 12% menor neste ano na região centro-sul. A produção fica em 26 milhões de toneladas, 16% menos na região.

Fonte: Folha Online – 05/08/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio