Sistema FAEP/SENAR-PR

Brasil envia lista de 30 frigoríficos indicados a exportar para a China

O anúncio foi feito pela ministra Tereza Cristina em entrevista à imprensa de balanço da missão a Ásia

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou, no fim da tarde de quinta-feira (23), que encaminharia ao governo chinês uma lista com os nomes de 30 frigoríficos brasileiros indicados a exportar para a China. A informação foi divulgada pela ministra Tereza Cristina, em entrevista à imprensa de balanço da missão a Ásia.

De acordo com a ministra, a lista foi um dos acordos firmados com a aduana chinesa durante a viagem. Na quarta-feira (22), a ministra e equipe técnica do ministério reuniram-se com representantes de associações de exportadores de carnes para a escolha das empresas. O ministério conferiu a documentação dos estabelecimentos e a lista será encaminhada para análise do governo chinês.

Tereza Cristina explicou que ficou acertada a indicação de 20 plantas, porém a ministra solicitou número maior. “Eu pedi aos chineses, a GACC (Aduana da China) que eu tivesse a oportunidade de indicar 30 plantas, e não 20”, afirmou.

Dos 30 frigoríficos, explicou a ministra, seis já foram vistoriados e aprovados pelos chineses, mas não habilitados. A lista traz plantas exportadoras de carnes bovina, de aves, suína e asinino. Atualmente, 16 exportadores de carne bovina estão habilitados pela China, nove de carne suína e mais de 35 de aves.

Tereza Cristina informou que não há data para a China informar quais e quantos serão os novos habilitados. A ministra espera receber uma resposta no prazo de 30 dias.

Leia a matéria no site do Mapa.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio