Sistema FAEP/SENAR-PR
Brasil precisa recuperar 60 milhões de hectares de pastagens até 2023

Brasil precisa recuperar 60 milhões de hectares de pastagens até 2023

Estudo aponta também gargalos da assistência técnica em algumas regiões do país

O Brasil precisa recuperar cerca de 60 milhões de hectares de áreas de pastagens com baixa produtividade para poder evoluir em direção a uma economia verde até 2023. O alerta é da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), que divulgou a segunda fase da coletânea de estudos “Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil”.

No trabalho, a pesquisadora Susian Martins conclui que 50% dos pastos brasileiros estão em processo de degradação. Segundo ela, de modo geral, a causa é o manejo inadequado e deficiências na conservação. Com o avanço do processo, a área perde cobertura vegetal e o teor de matéria orgânica do solo, promovendo a liberação de CO2 para atmosfera.

Ainda de acordo com a pesquisadora, quando se investe para repor os nutrientes, o produtor assegura uma dieta de melhor qualidade para o gado, reduzindo o tempo de abate e aumentando a produtividade. “Para estimular essa melhoria, os produtores têm recorrido ao Programa ABC, linha de crédito do Plano ABC criada em 2010 após o Brasil assumir voluntariamente o compromisso de reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa”, diz o comunicado da Fundação.

Ainda de acordo com a pesquisadora, a meta de recuperar 60 milhões de hectares de áreas de pastagens com baixa produtividade e baixa lotação é bem mais ampla que a do Plano ABC, de 15 milhões de hectares. Na opinião dela, é preciso capacitar 10 mil técnicos até 2023.

“No estudo, eu mostro a distribuição espacial dessa assistência técnica. Infelizmente ela não está chegando ao Nordeste, que é a região que mais concentra propriedades de agricultura familiar. Hoje, há muito gargalo e carência desse serviço em estados do Norte, do Nordeste e no Norte de Minas”, explica, conforme o comunicado.

Fonte: Globo Rural – 24/11/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio