Sistema FAEP/SENAR-PR

Capacitação na agricultura familiar

Pequenos produtores de Assaí buscam cursos para melhorar a produção em suas propriedades

A agricultura é a base da economia de Assaí, no Norte Pioneiro do Paraná, com pouco mais de 16 mil habitantes, segundo o relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016. Nas décadas de 1960 e 1970, o município era o eldorado do algodão no país, mas devido à entrada da praga conhecida como bicudo os campos brancos perderam espaço para as lavouras de soja, milho, trigo e o cultivo de frutas e hortaliças. Em 2015, o Valor Bruto da Agropecuária (VBP) atingiu R$ 156,4 milhões na região, sendo que a hortifruticultura respondeu por R$ 10 milhões, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab).

O casal de produtores rurais Jacinto Iwata, 67 anos, e Helena Satie Nakashima, 66 anos, vem apostando no cultivo de frutas e olerícolas na sua propriedade. Nos arredores das lavouras de milho, na Secção Paineiros (como a área rural do município é dividida), a 20 quilômetros de Assaí, eles cultivam goiaba, uva, alface, rúcula e criam frango caipira numa área de 12 hectares. De olho no mercado e com foco no aumento da produtividade e rentabilidade, Jacinto fez mais de 20 cursos do SENAR-PR, entre eles, o Programa Empreendedor Rural (PER) e de Olericultura. “Graças à capacitação conseguimos aumentar a nossa produtividade e reduzir os custos com mão de obra em 30%. Temos sempre que buscar e reciclar conhecimento para não ficar fora do mercado”, avalia o produtor.

Hoje, o carro-chefe de vendas do casal é a uva de mesa da variedade Rubi, com uma produção de 15 mil quilos na safra passada. Além disso, uma vez por semana, todas as quartas-feiras, os produtores comercializam verduras fresquinhas em uma feira no Centro de Assaí. Helena é a encarregada pela preparação dos vegetais. Ela colhe, lava e embala os produtos um dia antes do evento.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio