Sistema FAEP/SENAR-PR

Cartilha aborda inspeção de pulverizadores de barra

Material elaborado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR traz conteúdos sobre as boas práticas na aplicação de agroquímicos

O Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolveu uma cartilha com informações sobre a inspeção dos pulverizadores de barra, um dos equipamentos mais usados nos manejos das lavouras. Quando desregulados, descalibrados ou com manutenção inadequada, esses podem causar prejuízos tanto aos agricultores quanto ao meio ambiente. Por isso, há uma série de parâmetros que precisam ser atendidos, para que as aplicações de defensivos agrícolas ocorram de maneira correta. O material é gratuito e está disponível nas versões física e online (acesse aqui).

“A preparação para o uso correto de equipamentos no campo é uma preocupação constante do Sistema FAEP/SENAR-PR. Tanto que o curso de aplicação de agrotóxicos está sempre entre os mais demandados da instituição”, destaca Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR. “Com a modernização da tecnologia, os equipamentos estão cada vez mais complexos e nós seguimos proporcionando cursos e materiais que trazem o que há de mais atualizado no mercado para conhecimento dos trabalhadores e produtores rurais”, complementa.

A cartilha sobre inspeção de pulverizadores de barra abrange tanto os modelos de arrasto (puxados por tratores) quanto os autopropelidos, abordando desde os conceitos básicos, incluindo os principais fatores que interferem na qualidade da aplicação. Entre os elementos a serem considerados, estão as condições meteorológicas, ajustes de técnicas e outros cuidados para evitar a chamada deriva (quando a calda atinge outros elementos, que não o alvo da aplicação).

O material tem como diferencial um checklist completo de tudo que precisa ser observado. Trata-se de um guia que auxilia o produtor durante a inspeção nas manutenções e calibragem e regulagem. “Precisamos lembrar sempre que um pulverizador desregulado é sinônimo de prejuízo financeiro ao agricultor”, pontua Heli Heros Assunção, do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

A técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) Ana Paula Kowalski acrescenta que, mesmo sendo um material completo, os produtores precisam ficar atentos à necessidade da assistência técnica. “A cartilha tem caráter educativo e não exclui a necessidade de orientação de um responsável técnico. É preciso respeitar as recomendações constantes no receituário agronômico, bulas dos produtos e legislação vigente”, alerta Ana Paula.

Distribuição

A cartilha faz parte de um kit distribuído aos alunos do curso de Inspeção Periódica de Pulverizadores (IPP), do SENAR-PR, que inclui ainda um Equipamento de Proteção Individual (EPI). A formação está disponível em campo desde 2021, com um formato personalizado, que vai em cada propriedade para fazer a inspeção no próprio pulverizador do agricultor. Os participantes aprendem, em oito horas-aula concentradas em um único dia, conteúdos como análises, observações e medições de parâmetros qualitativo e quantitativos, para melhorar o padrão tecnológico do processo de calibração dos pulverizadores.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio