Sistema FAEP/SENAR-PR

Censo Agropecuário 2017 começa nesta segunda-feira

Mais de 1,3 mil recenseadores do IBGE vão a campo levantar informações sobre a estrutura, a dinâmica e a produção de 372 mil propriedades no Paraná

A partir desta segunda-feira (2), mais de 1,3 mil recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão a campo levantar informações sobre a estrutura, a dinâmica e a produção de 372 mil estabelecimentos agropecuários do Paraná. O trabalho faz parte do Censo Agropecuário 2017, principal investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país. No Brasil, 19 mil profissionais irão visitar 5.570 municípios.

A FAEP, que apoia o processo, recomenda aos produtores colaborem com a pesquisa, atendendo bem aos recenseadores e fornecendo informações corretas sobre a propriedade.

O Censo Agro irá propiciar um conhecimento mais detalhado sobre o setor rural brasileiro. Os resultados subsidiam a formulação e avaliação de políticas públicas, estudos acadêmicos, projetos de instituições de pesquisa e decisões quanto a investimentos públicos e privados.

As informações obtidas junto aos produtores rurais são utilizadas única e exclusivamente para fins estatísticos, jamais sendo passadas para outro órgão do governo ou empresa privada. Quando os resultados são divulgados, a individualidade e a identidade dos informantes é preservada.

Para que não haja dúvidas quanto à identidade dos recenseadores, todos estarão devidamente identificados com colete, boné, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) – um smartphone que armazena as informações colhidas no campo e transmite para a rede de computadores do IBGE.  O crachá possui a foto e os dados pesquisador, bem como um número de telefone e um Qrcode para a confirmação das informações junto ao IBGE.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio