Sistema FAEP

Cianorte recebe Dia de Campo de Solos

Evento tem foco na divulgação de técnicas conservacionistas e está alinhado com o que há de mais avançado na pesquisa agropecuária

Cerca de 100 produtores rurais participaram do Dia de Campo de Solos realizado nesta quinta-feira (4) em Cianorte, no Noroeste do Paraná. A iniciativa realizada pelo Sistema FAEP e pela Unicesumar acontece no âmbito do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo), que tem como objetivo estabelecer ações coordenadas entre órgãos públicos e privados, voltadas à conservação do solo agrícola e da água.

Antes do evento desta quinta-feira (4), o Dia de Campos de Solos foi realizado em Ponta Grossa (Campos Gerais) no dia 26 de agosto e Cambé (Norte) em 2 de setembro. A próxima edição do evento será em Dois Vizinhos (Sudoeste) no próximo dia 30 de outubro.

Dia de Campo contou com quatro estações do conhecimento

“Com essa iniciativa aproximamos a ciência da prática agropecuária, apresentando técnicas e tecnologias que foram testadas em campo e cujos resultados são referendados por grandes instituições e pesquisa do Estado”, pontuou o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, referindo-se aos estudos conduzidos pela Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada (Rede AgroParaná), que realizou pesquisas junto a seis mesorregiões do Paraná sobre o manejo e a conservação do solo e dos recursos hídricos, trazendo diversas contribuições nesta área.

O Dia de Campo funciona como uma aula à céu aberto. Os participantes se deslocam entre quatro estações, onde têm contato com diferentes conteúdos relativos à conservação de solo e de água. Os temas destas estações no evento de Cianorte foram: “Monitoramento edáfico e hidrossedimentológico em duas unidades de produção agrícola no Noroeste do Paraná”, “Clima e perda de solo”, “Tecnologia e produtividade” e “Qualidade do solo”.

“Foi um evento muito proveitoso, trouxe diversas informações que a gente não sabia. O solo é vivo, tem microrganismos, fungos, bactérias, e precisamos deles para produzir bem. Aprendemos bastante coisa. Agora é hora de colocar em prática”, comemorou o produtor Elias Cardoso, de Cianorte.

Elias Cardoso: “evento proveitoso”

O produtor Walter Bonau também viu aplicações práticas nos conteúdos apresentados no Dia de Campo de Solos. “Vimos muitas coisas novas, agora é só levar isso pra casa e aplicar no próprio sítio”, afirmou.

Walter Bonau: conhecimento será agora aplicado na sua propriedade

O Paraná já foi referência nacional na conservação de solos. Berço da técnica do plantio direto, o Estado possui hoje uma agricultura que se destaca em diversas culturas, mas que ainda pode avançar mais na difusão de práticas conservacionistas.

“Nosso objetivo com esses eventos é disponibilizar informações novas sobre técnicas e tecnologias conservacionistas que possam ser levadas a campo sem maiores complicações. A expectativa é que os produtores participantes retornem para suas propriedades com um novo olhar sobre essas questões, para que esse conhecimento seja aplicado na prática”, afirmou o técnico Lucian de Sousa, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP.

O próximo Dia de Campo de Solos será realizado em Dois Vizinhos (Sudoeste) no dia 30 de outubro. Para participar, entre em contato com o sindicato rural do município.

Imprensa

O Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio