Sistema FAEP/SENAR-PR

Clima: Semana começa com instabilidades no Sul do país

Previsão para a semana é de chuvas fortes em RS, SC e PR

A semana começa com previsão de chuvas fortes em áreas do Sul do Brasil. Essas são as primeiras precipitações de uma sequência prevista para os próximos dias, com chances de acumulados acima da média para todo o mês. Acumulados já foram registrados nas últimas horas.

“Essa chuva é só o começo de uma semana de alerta no Sul do Brasil. Os próximos dias serão de chuva forte e volumosa nos três estados, o que vai fazer com que mais regiões acumulem quase todo o volume de chuva médio normal para outubro”, informa a Climatempo.

Ainda segundo a empresa meteorológica, apenas nos primeiros seis dia deste mês de outubro, algumas áreas no Norte e Oeste de Santa Catarina e do Sul do Paraná já acumulavam aproximadamente metade da média de chuva para o mês e mais chuvas devem chegar.

De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), diversas cidades da região Sul tiveram acumulados de mais de 50 milímetros ontem. Inácio Martins (PR): 53,8 mm, Major Vieira (SC): 39,2 mm, Irati (PR): 37,4 mm, Curitiba (PR): 35,8 mm e Rio Negrinho (SC): 35,0 mm.

Segundo boletim da Emater/RS-Ascar, triticultores estavam preocupados com a persistência do tempo úmido e quente, mas essa condição mais seca hoje ameniza em parte as preocupações. Cerca de 88% das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul estão entre as fases final de enchimento de grãos e início da maturação.

As instabilidades ganharam força sobre a região Sul do Brasil com um forte sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai. Com isso, as nuvens ficam bastante carregadas se espalham sobre os três estados e provocam fortes pancadas de chuva.

“O risco de temporais é alto no Paraná, em Santa Catarina e no norte e noroeste do Rio Grande do Sul”, informa a empresa meteorológica. Entre terça (09) e quarta-feira (10), as áreas de instabilidade ganham reforço com a passagem de uma nova frente fria.

“O risco de chuva forte, ventania e queda de granizo é maior. Algumas rajadas de vento podem alcançar 100 km/h. A chuva enfraquece na quinta-feira sobre o Sul, de forma geral, mas pode voltar forte na sexta-feira”, disse a Climatempo.

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, já havia alertado para as chuvas nesta segunda-feira no Sul, além da previsão de pancadas no Centro-Oeste no final de semana. No entanto, ainda não pode-se dizer que o período chuvoso está consolidade.

Mapas estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram a tendência de chuvas pouco generalizadas sobre a faixa central do país entre 08 e 16 de outubro. Mais chuvas são previstas no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Fonte: Notícias Agrícolas

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio