Sistema FAEP/SENAR-PR

Com público recorde, Londrina dá início à 3ª semana de encontros “Liderança Rural – Cultivando Conexões”

Realizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, evento contou com 355 participantes, que foram estimulados a se desenvolverem como líderes e a fortalecer o sistema sindical agropecuário

O Sistema FAEP/SENAR-PR deu início, nesta terça-feira (21), à terceira semana do encontro “Liderança Rural – Cultivando Conexões”, com o objetivo de fomentar a formação de novos líderes e de fortalecer o sistema sindical. Sexto evento da série de dez, a conferência realizada em Londrina, no Norte do Paraná, teve público recorde: 355 pessoas. Além de assistir a uma palestra dinâmica, os participantes passaram por espaços, que abordaram a representatividade por meio dos sindicatos rurais, a importância das capacitações para o desenvolvimento do campo e as conquistas obtidas a partir da união dos produtores rurais. Na quarta-feira (22), será a vez de Santo Antônio da Platina receber o encontro.

Em seu discurso de abertura, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, conclamou os participantes a se unirem ao sistema sindical e a se desenvolverem, de modo a se tornarem líderes “capazes de trabalhar pela classe e pelos seus próprios interesses”. Só a partir do fortalecimento de todos os elos dessa cadeia, Meneguete entende que seja possível fortalecer e desenvolver o setor agropecuário.

“O sistema sindical precisa ser forte, porque o sistema sindical é o representante legal dos produtores. Precisa ser forte desde a sua base: os sindicatos rurais. E, para isso, precisa contar com a participação ativa dos produtores rurais. Para ser forte, ativa, a base precisa de líderes preparados, que façam do sistema sindical uma ponta de lança política, não política partidária, mas capaz de ser ouvida, respeitada e ter suas demandas atendidas”, disse. “Criar nossa base é o propósito deste evento”, declarou. 

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

Parceiro do Sistema FAEP/SENAR-PR na série de encontros “Liderança Rural  – Cultivando Conexões”, o Sebrae-PR esteve presente no evento, representado por Fernando Moraes, presidente do Conselho Deliberativo. Ele destacou as mais de duas décadas em que a FAEP, o SENAR-PR e o Sebrae-PR têm caminhado juntos, desenvolvendo programas conjuntos, com o objetivo de estimular o empreendedorismo e a liderança no campo. 

“Como é bom ver a FAEP e o SENAR promovendo esse encontro. Vejo muitas mulheres e muitos jovens e isso é de extrema importância. Com mais de 20 anos de parceria estamos, agora, nos focando na questão da liderança, reforçando essas conexões”, afirmou Moraes, que também é presidente da Faciap, entidade que representa o comércio. “Tenho muito a agradecer a vocês, produtores, que fazem a nossa economia girar. Vocês indo bem, nós, do comércio, vamos bem”, concluiu.

Fernando Moraes, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR

Presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Norte do Paraná, Walter Ferreira Lima, destacou a importância do foco institucional na formação de lideranças. Ele mesmo já participou de uma ação semelhante, realizada pelo Sistema FAEP/SENAR-PR e, a partir de então, se aproximou do sistema sindical, tornando-se um líder do setor agropecuário. Da mesma forma, Lima também convocou os participantes a se desenvolverem e a tomarem parte na representatividade da categoria.

“Esse encontro é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela FAEP há muitos anos. Fiz parte, no início dos anos 2000, dos primeiros blocos de desenvolvimento de liderança rural. Isso foi importante demais para mim. Um recado que quero dar é: participem, se desenvolvam. O desenvolvimento pessoal de cada um vai transformar o sistema e cada um, como pessoa e como líder”, apontou. 

Walter Ferreira Lima, presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Norte do Paraná

Anfitrião do evento, o presidente do Sindicato Rural de Londrina, Edson Dornellas, manifestou satisfação em ver o espaço de eventos lotado, após dois anos de distanciamento social imposto pela disseminação do coronavírus. “Eu fico entusiasmado de ver tanta gente junta, após tanto tempo. A pandemia nos trancou. Agora, ter a casa cheia é bom demais”, disse, dando boas-vindas aos participantes.

Edson Dornellas, presidente do Sindicato Rural de Londrina

Jornada do conhecimento

O encontro começou com uma dinâmica, seguida de uma apresentação feita pelo palestrante Luciano Salamacha, que abordou como a união entre as pessoas foi determinante para o desenvolvimento da humanidade. Em seguida, os participantes foram convidados a trilhar a “Jornada do conhecimento”, composta por três espaços, que, juntos, demonstram o quão imprescindível o sistema sindical é para o fortalecimento do setor agropecuário.

No espaço “Representatividade”, os convidados foram estimulados a refletir sobre como se dá a formação de uma liderança e de como a capilaridade do sistema sindical funciona, captando as demandas locais por meio dos sindicatos  rurais, formando um elo com a FAEP e com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A partir dessa união de forças, é possível atuar politicamente – junto a prefeituras, câmaras, assembleias legislativas, governos e Congresso –, defendendo os interesses da categoria.

Em outro ambiente, o espaço “Conquistas” trouxe exemplos concretos de como essa articulação trouxe vitórias práticas ao produtor rural, como a sanção do Novo Código Florestal e a estruturação do sistema de defesa sanitário, que culminou com o reconhecimento internacional do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação.

Já no espaço “Aprendizagem”, a ênfase foram os cursos do SENAR-PR e a necessidade da capacitação constante como forma de manter o setor agropecuário na vanguarda.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

  • WhatsApp Image 2022-06-30 at 13.11.21
  • WhatsApp Image 2022-06-30 at 13.11.20
  • WhatsApp Image 2022-06-30 at 09.42.13
  • WhatsApp Image 2022-06-30 at 13.11.20 (1)
  • WhatsApp Image 2022-06-30 at 09.42.13 (1)
  • WhatsApp Image 2022-06-30 at 09.42.12
  • WhatsApp Image 2022-06-30 at 09.40.06 (1)
  • WhatsApp Image 2022-06-30 at 09.40.06
  • WhatsApp Image 2022-06-30 at 09.40.05

Boletim no Rádio