Sistema FAEP/SENAR-PR

Conab mapeia áreas produtoras de café do Paraná com imagens de satélite

O georreferenciamento também será feito nas áreas produtoras de São Paulo e Minas Gerais

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza nesta semana o mapeamento das áreas produtoras de café no Paraná, por meio do uso de imagens de satélite. Esta é a última etapa do georreferenciamento, que também será feito nas áreas produtoras de São Paulo e Minas Gerais.

Os dados coletados servirão como apoio nos levantamentos de área produzidos pela Conab, bem como nas ações hídricas operadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), parceira do projeto.

O trabalho consiste no uso de uma metodologia estatística de amostragem em pontos localizados nas imagens de satélite, informa a Conab, em comunicado. A visita no local serve para validar o mapeamento feito inicialmente em laboratório. No Paraná, a Conab tem o apoio do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado, para a realização do estudo.

Esse processo teve início em 2015, com a assinatura de um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Conab e a ANA. Atualmente, está em andamento um novo TED para mapear o café no Distrito Federal e nos Estados de Goiás e Bahia. Além disso, o estudo também vai mapear as lavouras irrigadas de arroz no Paraná, Tocantins, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, que devem receber os técnicos da Conab, que realizarão essa análise a partir de fevereiro.

Fonte: Revista Globo Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio