Sistema FAEP

Concurso inédito vai eleger melhor muçarela para pizza

Sistema FAEP forma jurados para o Concurso Excelência em Muçarela – Edição Pizza, que ocorre em paralelo ao Prêmio Queijos do Paraná. Inscrições terminam em 1º de maio

Qual o melhor tipo de muçarela para uma pizza? A resposta certa envolve um queijo que derrete bem, possui elasticidade adequada, possibilidade de ser fatiado corretamente, libera gordura na medida certa, além de outros atributos tecnofuncionais e sensoriais. Esses critérios serão avaliados no Concurso Excelência em Muçarela – Edição Pizza, competição inédita promovida pelo Sistema FAEP que ocorre de forma paralela à 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná, para eleger os melhores produtos lácteos do Estado.

“Sabemos da qualidade da produção láctea paranaense e acreditamos que esse tipo de iniciativa aproxima os produtos do mercado consumidor. Desta forma, com os concursos, estamos colocando a qualidade dos queijos do Paraná na vitrine”, afirma o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Para realizar a avaliação no Concurso Excelência em Muçarela, na primeira quinzena de abril, um grupo formado por agentes de mercado, pesquisadores e profissionais da área alimentícia participou da formação para atuar como jurados. A formação de três dias aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), instituição parceira da iniciativa.

“Esse é um concurso único, primeiro no Brasil e um dos poucos no mundo nesse formato. Vamos escolher as melhores muçarelas para pizza do Paraná”, sintetiza o professor Antônio Fernandes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e responsável por ministrar o treinamento.

Ao longo da formação, os participantes aprenderam sobre as características do queijo muçarela e como avaliar critérios tecnofuncionais como derretimento, elasticidade, presença de gordura livre, fatiabilidade, ralabilidade, formação, integridade e coloração das bolhas que surgem durante o aquecimento, além de elementos como aparência, aroma e sabor para uso culinário. Depois de uma etapa teórica, os futuros jurados realizaram uma fase prática, com pizzas assadas para avaliar o comportamento do muçarela.

“Nós assamos a pizza para analisar o derretimento, se o queijo fica uniforme, e a elasticidade, esperando a temperatura baixar a 90 graus e puxando com o garfo para esticar”, afirma Fernandes, enquanto mede com uma trena o queijo esticado a partir da pizza.

De acordo com o especialista, o produtor ou laticínio deve observar qual muçarela inscrever em cada concurso. “No Concurso Excelência em Muçarela, o queijo precisa ter tecnofuncionalidade para pizza, com características sensoriais que vão melhorar a pizza. Já na segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná, será avaliada somente a muçarela e a característica sensorial como um produto in natura”, explica Fernandes.

Inscrições estão abertas até 1° de maio

O Concurso Excelência em Muçarela ocorre em paralelo ao Prêmio Queijos do Paraná, que conta com 21 categorias, entre produzidos com leite de vaca, cabra, ovelha ou búfala. Ambas as premiações estão com inscrições abertas até dia 1º de maio no site do Sistema FAEP.

As premiações estão marcadas para os dias 29 e 30 de maio de 2025, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. No primeiro dia, o evento vai contar com programação técnica com palestras e minicursos e o Concurso Excelência em Muçarela. No segundo dia, haverá programação técnica pela manhã e a avaliação dos inscritos no Prêmio Queijos do Paraná, encerrando com o cerimonial de premiação e um coquetel.

A 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná é promovida por um comitê gestor formado pelo Sistema FAEP, Sebrae-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sindileite e Sistema Fecomércio-PR.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio