Para valorizar e estimular ainda mais essa cadeia produtiva, temos a honra de apresentar a primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná. Nosso objetivo é divulgar os queijos produzidos em nosso Estado, seja de forma artesanal ou industrial, e, dessa forma, fortalecer ainda mais essa cadeia produtiva tão importante para o Paraná. Estamos entre os melhores produtores de queijo do Brasil. E, vamos mostrar isso aos consumidores, nesse grande evento, que também será uma celebração do setor.
Data: 1º de junho de 2023
Local: Museu Oscar Niemeyer
Link para participação no evento (Palestras e Cerimônia): Inscrição Prêmio Queijos do Paraná
1. JULGAMENTO
8h às 15h30 – Fechado somente para jurados
Local: Salão de Vidro
Momento dividido em algumas fases para julgamento e definição do resultado com medalhas de Bronze, Prata e Ouro.
16h às 17h30 – Defesa dos 10 melhores queijos
Local: Auditório principal
Momento em que “Super jurados” se deslocam ao Auditório principal com 10 queijos “Super Ouro” para a escolha do melhor queijo da 1ª edição.
2. MINICURSOS – Realizados com apoio do SENAC
Local: Miniauditório
ATENÇÃO
Para participar do minicurso você deve fazer cadastro no link principal do evento, e posteriormente se cadastrar também no link referente ao horário em que deseja participar:
9h – Montagem de tábuas de queijos
Instrutor: Milton Rodrigo Gonçalves
Link para inscrição: 9h – Montagem de tábuas de queijos – Prêmio Queijos do Paraná
10h – Harmonização de queijos e vinhos
Instrutor: William Rodrigo Lopes Kelm
Link para inscrição: 10h – Harmonização de queijos e vinhos – Prêmio Queijos do Paraná
11h – Montagem de tábuas de queijos
Instrutor: Milton Rodrigo Gonçalves
Link para inscrição: 11h – Montagem de tábuas de queijos – Prêmio Queijos do Paraná
14h – Harmonização de queijos e vinhos
Instrutor: William Rodrigo Lopes Kelm
Link para inscrição: 14h – Harmonização de queijos e vinhos – Prêmio Queijos do Paraná
15h – Montagem de tábuas de queijos
Instrutor: Milton Rodrigo Gonçalves
Link para inscrição: 15h – Montagem de tábuas de queijos – Prêmio Queijos do Paraná
Sobre os instrutores:

Milton Rodrigo Gonçalves
Confeiteiro no SENAC desde 2004, graduado em Gastronomia, atua na Unidade Curitiba Centro nos cursos de Qualificação em Confeitaria e na produção dos Cafés Escola Senac . Também é instrutor de aperfeiçoamentos profissionais de produção de alimentos, com ênfase em confeitaria clássica e contemporânea.

William Rodrigo Lopes Kelm
Bacharel em Hotelaria pela Unioeste Foz do Iguaçu/Pr. Especialista em Educação profissional Senac PR. Instrutor dos cursos de Serviços em Gastronomia, Sommelier de Vinhos, Produção de Cerveja Artesanal, Barista (Café) e Bartender (Cocktail´s). Ex Coordenador do Curso de Gastronomia da Uniamerica Foz do Iguaçu/Pr. Ex professor dos cursos de Gastronomia da UDC Foz do Iguaçu/Pr. Ex cordenador de operação da Le Cordon Bleu Peru – Cursos ministrados no Brasil.
3. PALESTRAS
Local: Auditório principal
9h15 – Cultura para queijos
Palestrante: Leonardo Seccadio dos Santos
10h15 – Inovações tecnologias em Lácteos
Palestrante: Yuri Villani Teixeira de Souza
11h15 – Oportunidades no mercado de lácteos
Palestrante: Mario Ruggiero
14h – Biopreservação em queijos
Palestrante: Rodrigo Magalhães
15h – Oportunidade para exportação de lácteos
Palestrante: Airton Spies
Sobre os palestrantes:

Leonardo Seccadio dos Santos
Formado pelo Instituto de Laticínio Candido Tostes e bacharel em Ciências Econômicas pela Unifran de São Paulo. Trabalhou na indústria de laticínio como supervisor de produção e há 12 anos como consultor técnico em queijos e produtos lácteos. Realizou cursos de aperfeiçoamento e especializações em eventos técnicos na América do Sul e em centros técnicos da Itália. Atualmente atende como consultor técnico em lácteos na Sacco Brasil.

Yuri Villani Teixeira de Souza
Técnico em laticínios e engenheiro agrônomo. Passou 4 anos trabalhando como gerente de contas. Possui 6 anos de experiência dentro de indústria como supervisor de produção na Piracanjuba, Tirolez e Scala. Atualmente é gerente de contas na Fermentech no estado do PR.

Mario Ruggiero
Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios, e Pós- Graduação em Marketing Esportivo. Trabalhou por 22 anos na Nielsen, onde exerceu as funções de Diretor Comercial Brasil e LatAm, Diretor de Novos Negócios e Diretor de Supply Chain Intelligence para a América Latina. Trabalhou como Diretor de Marketing e Diretor de Operações na Neogrid. Liderou na América Latina a operação da Planorama. Desde julho de 2020 lidera o time de atendimento às indústrias na Scanntech.

Rodrigo Magalhães
Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios. MBA Internacional & Global Business Program. Possui especializações técnicas em tecnologia de queijos no Center for Dairy Research – Wisconsin, EUA e no ENILBIO – Poligny, Franca. Mais de 18 anos de experiência na indústria de queijos. Atualmente é Diretor da Divisão Queijos da Globalfood.

Airton Spies
Doutor em Economia dos Recursos Naturais e Mestre em Ciências, tem graduações como Engenheiro Agrônomo e Administrador de Empresas e é especialista em Administração Rural. Foi Secretário de Estado da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina. Também exerceu o cargo de Secretário. Trabalhou como extensionista rural e pesquisador na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri) por 34 anos. Exerceu ainda a função de Coordenador Geral da Aliança Láctea Sul Brasileira. Foi membro titular da Câmara Setorial de Leite e Derivados do MAPA e atualmente é palestrante e consultor.
4. CERIMÔNIA
Local: Auditório principal
18h – Cerimônia de Premiação
XII Curso de Extensão em Fabricação de Queijos
Data: 2º semestre de 2023, aos sábados
Local: Escola de Leite e Queijos dos Campos Gerais- Etlqueijos – universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Contato para inscrição: https://www2.uepg.br/Etlqueijos/
Inscrições até: 15/06/2023
Número de vagas: 30
Para quem: profissionais da área de lácteos, produtores artesanais e simpatizantes
Realização:




Apoiadores:


























