Sistema FAEP/SENAR-PR

Condições climáticas ocorridas e tendências para os próximos meses no Paraná

A maioria dos modelos de previsão climática, continuam indicando a permanência do “El Nino”, mas com fraca atividade ao longo dos próximos meses

O fenômeno climático “El Nino” continua atuando, mas com intensidade muito fraca. O mês de outubro apresentou grandes variações de precipitação na Região Sul do Brasil, enquanto no Rio Grande do Sul e Santa Catarina as chuvas ficaram entre o normal e ligeiramente acima da média, o Paraná apresentou totais abaixo do normal em todas as regiões do estado. Os maiores volumes de chuva observados no Paraná ocorreram nas regiões centro-sul e leste e os menores ao norte. As precipitações também registraram valores bem abaixo da média no Sudeste, já no Centro-oeste as chuvas, que atrasaram nesta primavera, voltaram ao normal no decorrer de outubro. Com a irregularidade observada nas precipitações, o Paraná vem apresentando baixos índices de umidade no solo no centro e norte do Estado, nas demais áreas a umidade no solo vem apresentando valores entre regular a bom.

As temperaturas observadas no decorrer de outubro, também apresentaram valores acima da média em toda a Região Sul do Brasil, principalmente no Paraná, onde as máximas ocorridas no decorrer da segunda quinzena chegaram a 40°C, em algumas áreas do norte e oeste do estado. As temperaturas também apresentaram valores médios acima da média no Sudeste e Centro-oeste do Brasil.

O fenômeno climático “El Nino”, apresentou fraca atividade ao longo de outubro. Apesar das temperaturas das águas da superfície do mar, no Oceano Pacífico Equatorial, continuarem apresentando valores acima da média no decorrer do último mês. A maioria dos modelos de previsão climática, continuam indicando a permanência do “El Nino”, mas com fraca atividade ao longo dos próximos meses.

Nos próximos meses, o clima segue influenciado pelo “El Nino”, mas com fraca atividade. As precipitações na Região Sul do Brasil, não mudam muito o padrão, continuam muito irregulares, com totais abaixo da média nas áreas mais ao norte do Paraná, divisa com o estado de São Paulo, nas outras áreas as precipitações devem ficar dentro da média para a época do ano. Na Região Sudeste as precipitações seguem abaixo da média e no Centro-oeste as chuvas também devem ficar dentro do esperado para a época do ano. As temperaturas continuam com grandes variações centro-sul do Brasil.

Por Luiz Renato Lazinski – Meteorologista/ INMET/Mapa

 

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio