Sistema FAEP

Confira a edição 1638 da revista Boletim Informativo!

Publicação reúne matérias sobre a ATeG do Sistema FAEP, regras para o uso das faixas de domínio, controle da mamona em áreas agrícolas e a nova cartilha sobre drones de pulverização

Está no ar a edição 1638 do Boletim Informativo, a revista do Sistema FAEP. A capa desta edição destaca histórias de transformação de produtores rurais que participam da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), programa que ganhou força com a ampliação do serviço neste ano. A equipe de reportagem visitou quatro propriedades atendidas pela ATeG – em ovinos, frutas e grãos – e mostrou como o acompanhamento está promovendo melhorias concretas nas atividades agrícolas.

O programa de ATeG do Sistema FAEP, que começou como projeto piloto em 2023, já se expandiu para 143 municípios do Paraná, oferecendo suporte técnico e gerencial personalizado para oito cadeias produtivas: grãos, apicultura, bovinocultura de corte e leite, cafeicultura, fruticultura, olericultura e ovinocultura. Atualmente, 48 turmas estão em campo, atendendo 1.172 propriedades espalhadas por todas as regiões do Estado.

Produtores rurais que tiveram restrições para usar as faixas laterais das rodovias agora contam com apoio do Sistema FAEP. Desde o início da atual concessão das estradas, muitos foram surpreendidos com a proibição de cultivo nessas áreas. Para resolver a questão, foi aberto um canal de diálogo com as concessionárias, permitindo que os produtores continuem suas atividades. Confira, nesta edição, como acessar as informações de cada concessionária e garantir o uso correto dessas faixas.

Leia também sobre como a presença da mamoma (Ricinius communis) pode comprometer a atividade agrícola, reduzindo a produtividade, danificando máquinas e gerando custos extras na classificação de grãos. Por ser tóxica, a semente de mamona não têm tolerância nas normas de classificação, obrigando o produtor a fazer o rebeneficiamento da carga.

Conheça a nova cartilha do Sistema FAEP: “Drones na lavoura: guia completo para pulverização agrícola”, com orientações para a operação segura dos equipamentos, seguindo a legislação e as boas práticas agrícolas. . O material ajuda o produtor a decidir entre contratar serviços especializados ou investir no próprio drone de pulverização, detalhando cada opção de forma prática e completa.

Leia essas e outras matérias da agropecuária do Paraná

Boa leitura!

Imprensa

O Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio