Sistema FAEP/SENAR-PR

Confira os Finalistas do Empreendedor Rural 2012

Confira a relação dos 12 projetos finalistas que concorrem a uma viagem técnica internacional oferecida pelo SENAR-PR e Sebrae. Este ano foram avaliados 110 projetos por uma banca de técnicos e profissionais das instituições parceiras.

1. Município – Astorga –  Julio Toshimitsu
Ele produz grãos, mudas de café e palmeira real para indústria de conserva. O projeto é de implantação de café irrigado em 2,4 hectares (ha) da propriedade.

2. Município: Cafelândia – Edson Matias Rech
A família mora na cidade e se prepara para mudar para o sítio: o filho mais velho esta cursando colégio agrícola e o pai fez o PER. O projeto é de implantação de piscicultura, olericultura orgânica e produção de grãos.

3. Município: Capanema – Ana Paula Henn Branderburg e Marcelo Branderburg
Há oito anos o casal produz tabaco.  O projeto é consolidar a produção de leite para que eles possam mudar com segurança financeira para a nova atividade. 

4. Município: Capanema – Valdomiro Luiz Giordani
Ele já diversifica sua produção – frutas, compotas, peixe e frango caipira. Com o projeto ele quer reunir produção agrícola com educação ambiental introduzindo novos processos de produção para obter maior rentabilidade.

5. Município: Cascavel – Geni Fátima Reck
No sítio de 45 ha, que já tem um aviário e gado de corte, a produtora quer construir  um aviário maior e mais moderno com 130 x 12 metros para melhorar a renda da família.

6. Município: Cascavel – Jair Gomes da Silva
A receita da propriedade vêm da venda de bezerros, mandioca, hortaliças e vassouras de palha. O projeto é implantar um pomar de maçã em dois anos.

7. Município: Ivaipora – Anita Maciel Baggio e Valdenice Pereira da Silva Condé
A família já produz soja, trigo, feijão, milho e mandioca. No planejamento coletivo foi decidido aproveitar o pomar já existente. O projeto prevê a produção anual de 1000 litros de vinho de laranja/ano.
 
8. Município: Mariópolis – Fabricio Ariotti e Geovani Marmentini
A propriedade da família do Fabrício de 50 ha já produz grãos e leite. As culturas de soja e milho estão no limite do potencial de produção, mas a de leite pode ser ampliada. Com os resultados financeiros do leite a intenção e trazer para o campo parte da família que mora na cidade.

9. Município: Planalto – Glaucia Martinkoski e Marcieli Borba
A propriedade de 40 ha já produz grãos e 360 litros de leite/dia. O projeto é aumentar a produção, pasteurizar e empacotar o leite produzido na propriedade. As metas são 500 litros/dia em 2013 e 800 litros/dia em 2016.

10. Município: Planalto – Claudemir Marques Borba e Diane Luiza Naszeniak
A receita vem da produção de soja, milho, leite, trigo e fumo. O projeto prevê o aumento da produção de leite de 200litros/dias para 300 litros/dia até 2013 e 450 litros/dia a partir de 2014.
 
11. Município: Sta Cruz de Monte Castelo – Ademar F. Silva Filho e Fernanda Boeing
A propriedade foi adquirida recentemente. O projeto é de implantação de uma indústria de polvilho. A região escolhida para implantação da indústria se deu pela grande disponibilidade de matéria prima.

12. Município: Toledo – Edison José Engel
A receita atual é proveniente da produção do leite, soja, suínos, milho e prestação de serviços. O projeto é de geração de energia elétrica através da instalação de um biodigestor.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio