Sistema FAEP/SENAR-PR
invasão zero

Congressistas lançam Frente Parlamentar Invasão Zero

Grupo formado por deputados federais tem objetivo de se contrapor a vetos ao Marco Temporal e a apoiar projetos de interesse do agronegócio

Deputados e senadores lançaram, nesta terça-feira (24), a Frente Parlamentar Invasão Zero. A iniciativa visa se contrapor ao veto ao Marco Temporal, recém-aprovado pelo Congresso, e defender o direito à propriedade. O grupo também deve apoiar, na Câmara dos Deputados e no Senado, outros temas de interesse do agronegócio, como a aprovação do Projeto de Lei dos Pesticidas, a proposta que trata de Crédito e Refinanciamento de Dívidas para os Produtores de Leite e a Tributação das Offshores. O lançamento ocorreu em solenidade realizada na sede da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), em Brasília, com a participação do presidente da FAEP, Àgide Meneguette.

O evento foi prestigiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelos ex-ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que hoje são, respectivamente, deputado federal e senadora. O colegiado será presidido pelo deputado federal Luciano Zucco, do Rio Grande do Sul, e terá como relações institucionais o deputado federal Pedro Lupion, do Paraná. Salles será o primeiro vice-presidente do grupo.

Todos acompanharam a questão do Marco Temporal e os vetos apresentados tomam quase a totalidade do projeto. Para nós, ficou uma proposta que não significa ou resolve absolutamente nada.

Pedro Lupion, relações institucionais da Frente Invasão Zero e presidente da FPA

O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, destaca que o respeito ao direito à propriedade é fundamental para a paz social e para que o país continue produzindo. Por isso, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná defende de forma inequívoca que passe a valer a íntegra do Marco Temporal, aprovado pelos congressistas.

A FAEP, como representante de mais de 80 mil produtores rurais do Estado do Paraná, entende que esse é um tema fundamental para que o setor agropecuário paranaense e brasileiro siga produzindo, gerando renda e empregos e contribuindo diretamente para o crescimento da economia do país.

Ágide Meneguette, presidente da FAEP

Entenda o caso

O Marco Temporal corresponde à Lei 14.701/23, aprovada em maio pela Câmara dos Deputados e em setembro pelo Senado. A tese do marco temporal estabelece que a demarcação de territórios indígenas deve respeitar áreas ocupadas pelos povos originários até 5 de outubro de 1988 – data de promulgação da Constituição Federal. Além disso, o projeto aprovado permitia, entre outros pontos, a exploração econômica de terras indígenas, inclusive com a contratação de não-indígenas.

Em 21 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei, mas vetou trechos importantes da proposta. Entre os vetos, estão pontos que tratam do reconhecimento das terras indígenas, da demarcação e do uso e gestão desses territórios. Todos os vetos presidenciais ainda serão analisados pelo Congresso, em data a definir. Para que um veto seja derrubado, é preciso ao menos a maioria absoluta dos votos de deputados (257) e senadores (41), computados separadamente em cada uma das casas legislativas.

Os integrantes da Frente Invasão Zero

Presidente: deputado Luciano Zucco (Republicanos-RS)

1º Vice-presidente: deputado Ricardo Salles (PL-SP)

2º Vice-presidente: deputada Magda Mofatto (PATRIOTA-GO)

3º Vice-presidente: deputada Caroline de Toni (PL-SC)

Primeiro Secretário: deputado Messias Donato (Republicanos-ES)

Segundo Secretário: deputado Capitão Alden (PL-BA)

Terceiro Secretário: deputado Marcos Pollon (PL-MS)

Relações Institucionais: deputado Pedro Lupion (PP-PR)

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

3 comentários

  • Parabéns a bancada ruralista do congresso nacional, e principalmente a faep , precisamos cada vez mais de pessoas que se preocupa e defende o agonegocio do Brasil, que é o motor chefe da economia brasileira

    • Bom Dia Senhor Maurício,

      obrigado pela sua mensagem.
      A FAEP segue trabalhando para defender os interesses dos produtores rurais.

      Qualquer coisa, estamos à disposição.

    • Boa tarde Senhor Maurício,

      como entidade que defende os interesses dos produtores rurais.
      A agropecuária paranaense (e brasileira) precisa ser valorizada, afinal, há anos, segura a balança comercial e produção alimentos para o mercado interno e para dezenas de países ao redor do mundo.

      Seguimos à disposição.

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio