Sistema FAEP

Conjuntura da exportação de carne bovina | Campo & Cia #313

Setor busca ampliar mercados frente às restrições comerciais da União Europeia e da China

O Brasil enfrenta desafios quanto à exportação de carne bovina. Desde setembro, entrou em vigor o embargo da União Europeia, devido a exigências relativas ao controle do uso de antimicrobianos na produção animal. Já a partir de outubro, a China passou a aplicar uma sobretaxa de 55% sobre os embarques de carne brasileira, uma vez que a cota anual foi atingida.

Neste Campo & Companhia, Fábio Mezzadri, técnico do Departamento Técnico e Econômico do Sistema FAEP, explica o panorama das exportações de carne bovina e o impacto das restrições comerciais.

Ouça e/ou baixe o episódio completo abaixo:

Mezzadri descreve, nesta edição, o panorama paranaense em meio aos desafios, salientando a excelência da bovinocultura de corte estadual.

“Somos pioneiros no sistema de cooperativas de carnes nobres, além de termos sido o segundo Estado, atrás apenas de Santa Catarina, a nos tornarmos livres de febre aftosa sem vacinação. Hoje, o Brasil todo é, mas o Paraná puxou essa corrente, junto a Santa Catarina”, diz o técnico. “Com isso, ganhamos tempo para buscar mercados que tinham essa exigência. Então, despontamos não só em qualidade, como em aspectos sanitários.”

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio